Pular para o conteúdo principal

Em Itanhandu, produtores ganham eficiência em grupo

Em Itanhandu, produtores ganham eficiência em grupo
Por João Antônio dos Santos
As dificuldades vividas com o dia a dia da atividade leiteira levaram um grupo de 30 produtores de Itanhandu, sul de Minas Gerais, a mudar o modo de encarar a exploração, incorporando novos métodos e soluções no dia a dia da propriedade. A decisão está completando seis anos, tempo que serviu para avalizar de forma positiva os acertos da mudança e trazer de volta motivação, rentabilidade, e imprimir eficiência na lida com o rebanho e com sua produção.
Por traz do novo cenário, o grupo contou com apoio do Programa Edu¬campo, do Sebrae Minas, e do Laticínio Alhambra, empresa responsável pela captação de leite dos produtores envolvidos. Eles têm denominação diferenciada: Grupo Leite da Mantiqueira, e têm chamado a atenção de outros produtores da região interessados na mesma consultoria. Para Ana Maria Scarpa Nilo, produtora de leite, os novos indicadores vieram a partir de soluções aplicadas à gestão do negócio e correções no manejo alimentar e reprodutivo.
“As ações do Educampo foram rápidas e objetivas ao transferir conhecimento técnico para elevar a produtividade na produção de leite e de alimentos para o gado, e ainda auxiliar na gestão econômica da propriedade”, relata Ana. Já o responsável pela consultoria do programa, o engenheiro agrônomo Carlos Augusto Siguinolfi, observa que o plano de trabalho levou em conta as propriedades familiares da região, com média de 250 litros/dia e 8 litros por vaca/dia. “O comum era fornecer pastagem no verão, cana e silagem de milho no inverno, mais concentrado fornecido sem critério”, relata.
Quanto aos produtores do grupo, diz que, devido à silagem com qualidade aquém do desejável, eles forçavam a mão no concentrado, encarecendo muito o custo da alimentação. “O concentrado respondia por mais de 50% desse custo, enquanto a produtividade da silagem girava em torno de 20 t/ha”, diz. No diagnóstico das propriedades do grupo, Siguinolfi constatou que todos os produtores estavam com fluxo de caixa negativo, algo anormal se comparado a outros grupos assistidos pelo Educampo no Estado.
Já no quesito qualidade da matéria-prima, o grupo até que estava bem e recebiam bonificação por isso. A contagem de células somáticas, na média do grupo, era de 300 mil/ml, e a contagem bacteriana, por volta de 30 mil UFC/ml. Ana Scarpa assinala que a citada desmotivação inicial se juntava à resistência a mudanças e à adoção de novas tecnologias. “Alguns precisaram ser convencidos, pois do contrário não aguentariam permanecer na atividade por muito tempo. Foi o que demoliu as resistências”.
fonte: Revista Balde Branco

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os benefícios da seriguela para o organismo

Com nome científico  Spondias purpúrea , a seriguela é uma planta da família das Anacardiaceae, também conhecida como ameixa-da-espanha, cajá vermelho e ciroela. A planta normalmente não passa dos 7 m de altura e possui ramos que se desenvolvem rentes ao solo. Possui flores perfeitas que formam frutos em cachos ou isolados. Os frutos, de mesmo nome da planta, são de coloração verde, amarela ou vermelha, dependendo do estado de maturação e sua polpa tem pequena espessura ao redor de um grande caroço. Seu sabor é doce, e quando madura tem coloração amarelo opaca e leves tons de vermelho. Originária do México e da América central, a planta tem mais de 18 espécies, encontradas em pomares domésticos pelo Brasil. Muito popular no Norte e no Nordeste do país, a fruta pode ser consumida ao natural ou em forma de doces e refrescos. Sua frutificação se dá em outubro e novembro, podendo ser colhida em dezembro e janeiro. A planta se propaga facilmente por meio de sementes, sendo multipli...

Criação de cabras leiteiras, atividade prazerosa e lucrativa

A  criação de cabras  é ótima oportunidade, principalmente no semi árido – a região do sertão no Brasil. A iniciativa em incentivar a  criação de cabras  é mais um incentivo governamental para que o sertão seja cada vez mais uma região produtiva, apesar da limitações. A iniviabilidade sertaneja para desenvolvimento de culturas e criação é uma mentira que deve ser vencida dia após dia e por isso se conta com sertanejos fortes e com espírito empreendedor. A  criação de cabras , pelas vantagens que apresenta, pode ser uma oportunidade para pecuaristas de outras regiões do país, é só utilizar as técnicas certas de manejo. O projeto de criação de cabras Para que o projeto encontre sucesso na  criação de cabras  é relevante o levantamento de algumas informações. Dentre elas: Levantamento da realidade  – consiste em levantar relatórios de como é a região, qual a renda dos moradores, nível de escolaridade e experiência na  criação d...

Bonsai Kiwi, cuidados como fazer e comprar

Bonsai Kiwi . O bonsai pode ser um forte aliado na decoração de ambiente, mas também uma excelente terapia. Cuidados mínimos ajudar manter a planta sempre saudável e bonita. A planta Kiwi é uma frutífera, portanto na época seu bonsai vai florescer e dar fruto como qualquer arvore da espécie. Mudas para Bonsai Kiwi O mais importante na criação de mudas para bonsai é seguir alguns critérios de reprodução assexuada. Escolher a matriz que se quer reproduzir é um passo importante, pois ela produzirá mudas fortes e de qualidade. Bonsai Hormônio Vegetal IBA Ácido Indolbutírico O uso do hormônio vegetal é fundamental para o sucesso. O IBA  Acido Indolbutírico  é o que apresenta melhores resultados, quanto maior a concentração mais sucesso, mas o mais comum é 1000 ppm (1 gL), o que apresenta melhores resultados é 3000 ppm (3 gL). Outras opções de hormônios, além do Ácido Indolbutírico, são os hormônios ANA  Ácido Naftalenoacético  e AIA  Ácido Indolacétic...