Pular para o conteúdo principal

Bonsai Kiwi, cuidados como fazer e comprar

Resultado de imagem para bonsai kiwi
Bonsai Kiwi. O bonsai pode ser um forte aliado na decoração de ambiente, mas também uma excelente terapia. Cuidados mínimos ajudar manter a planta sempre saudável e bonita. A planta Kiwi é uma frutífera, portanto na época seu bonsai vai florescer e dar fruto como qualquer arvore da espécie.

Mudas para Bonsai Kiwi

O mais importante na criação de mudas para bonsai é seguir alguns critérios de reprodução assexuada. Escolher a matriz que se quer reproduzir é um passo importante, pois ela produzirá mudas fortes e de qualidade.

Bonsai Hormônio Vegetal IBA Ácido Indolbutírico

O uso do hormônio vegetal é fundamental para o sucesso. O IBA Acido Indolbutírico é o que apresenta melhores resultados, quanto maior a concentração mais sucesso, mas o mais comum é 1000 ppm (1 gL), o que apresenta melhores resultados é 3000 ppm (3 gL).
Bonsai Kiwi cuidados,Bonsai Kiwi cultivo,Bonsai Kiwi onde comprar,Bonsai Kiwi como fazer
Outras opções de hormônios, além do Ácido Indolbutírico, são os hormônios ANA Ácido Naftalenoacético e AIA Ácido Indolacético

Bonsai Fatores na Produção de Estacas Enxerto Aloporquia

A produção da estaca deve se considerar outros fatores que afetam o enraizamento tais como: a idade da matriz, o hormônio da matriz, água de reserva da matriz. Estacas de plantas jovens enraizam com mais facilidade. Período de floramento e de frutos, são menos indicados para produzir estacas, devido as alterações metabólicas das matrizes.
Bonsai Fatores Sazionais
Considerar o fator sazional é fundamental, fazer plantio, poda etc de acordo com a estação do ano, faz toda diferença na qualidade e saúde do bonsai. Também, tanto a poda quanto o plantio, a melhor época é fazer nas chamadas Luas fracas, ou seja, Lua Nova ou Miguante (repare que isto faz diferença). Siga os passos abaixo para fazer a muda de Kiwi [ Leia sobre Kiwi Click].

Bonsai Kiwi como fazer passo a passo

  1. Prepare a terra e o recipiente onde a muda permanecerá temporariamente. A terra deve ser adubada e arenosa. O recipiente pode ser um saquinho plástico próprio para mudas ou um vasinho.
  2. Corte um galho maduro de aproximadamente 30 centimetros da planta.
  3. Retire o excesso de folha e ramos. Deixando o galho com apenas 4 a cinco folhas do topo. Tomando cuidado para não quebrar os locais onde se nascerão os brotos se ouver.
  4. Mergulhe a base do galho na solução do hormônio vegetal por 15 minutos. Isto obrigará a planta a produzir raízes mais rápido.
  5. Plante no saquinho ou vaso com terra preparada, coloque num local arejado e com bastante luz, mas que não receba os raios diretos do Sol.
  6. Regue regularmente mantendo a terra sempre úmida, porém não enxacarda.
A reprodução assexuada é a mais eficiente e o método mais viável para gerar novas plantas. A reprodução por sementes ou caroços é um método arcáico que só deve ser usado em plantas que não permite métodos de reprodução assexuados, tais como enxerto e aloporquia. Geralmente em 15 dias as raízes estarão brotando, o hormônio vegetal acelera grandemente o aparecimento das raízes e sucesso na criação de mudas. Conforme a planta os brotinhos com novos ramos poderão sugir antes ou depois das raízes.
O viveiro de Kiwi, local onde ficará temporariamente a muda, deve ser instalado em área plana, próximo da fonte de água, em local ventilado e de fácil acesso, longe de plantas velhas e doentes, além disso deve-se preferir locais com solos de textura média a arenosa e bem drenados.
Na oportunidade elimina-se as mudas raquíticas, deformadas, estioladas, albinas e de aspecto ruim. Todo o material descartado deve ser queimado.

Bonsai Kiwi Cuidados


  • O Bonsai Kiwi é uma árvore, inclusive frutífera, poratno gosta de receber Sol diretamente nas folhas, porém cuidado pois este Sol direto poderá ressecar o vaso ou superaquescer a água no vaso cozinhando as raízes. Para se desenvolver e ter boa saúde, o bonsai precisa, no mínimo, de 2 horas de sol diariamente, podendo ainda ficar exposto ao Sol, pelos dois períodos manhã e tarde.
  • Bonsais devem ser regados somente quando a terra do vaso estiver quase seca. Como regra geral, se a umidade do ar está baixa e a temperatura acima de 20º C, a planta precisa ser regada todos os dias. Evite colocar o vaso em superfícies como, metal, cimento, pedra, etc. Que acumulam temperatura, e transmitem para o vaso e a planta.
  • A poda é uma atividade associada ao bonsai (o autor utiliza raramente). Tem como objetivo manter a forma e o estilo, os experientes recomendam-se realizar podas periódicas para que ele não perca o formato e a tendência do seu estilo. Se for fazer, tenha uma visão tridemensional da forma que seu bonsai deve ter e trabalhe para alcança-la. Nem sempre a poda é suficiente, é preciso usar outros instrumentos, como amarrar os galhos, posicionar a planta etc. Porém, cuidado, é um vegetal, mas também é um ser vivo que sente.
  • Coloque pelo menos um casal de minhocas no vaso [Leia sobre Minhocas]. Não foi atoa que a minhoca foi chamada por Aristóles de o Instestino do Mundo. Elas manterão a terra sempre adubada e arejada. Elas serão as guardiãs de seu bonsai.
  • Cubra o vaso com um tipo de musgo pelo menos. Além do aspecto mais bonito, o musgo é uma planta que não compete com o bonsai, ela se alimenta exclusivamente de água e ar. Não consome os nutrientes da planta e é fundamental para o equilíbrio do mini-ecossistema. Ela impede a perda de água do vaso, aumenta o oxigênio da planta etc. Leia mais sobre os tipos de musgos e suas características [click: Mugos].
  • Ao comprar um bonsai de supermercado ou floricultura, mude imediatamente para um vaso preparado com terra exclusivamente para ele. Isto pode salvar a vida de seu bonsai. E o mais importante, evite podar, mexer nas raízes de seu novo bonsai etc. Espere ele se firmar. O bonsai leva no mínimo um ano para se recuperar do transplante etc.

  • Bonsai Kiwi comprar

    O comércio do bonsai é muito lucrativo, tanto nos supermercados e floriculturas, como nos especialistas. Comprar um bonsai com mais de 10 anos pode ser uma experiência bem cara. Os bonsais são classificados de acordo com a idade, cuidado etc. De modo geral, as plantas jovens são chamadas de pré-bonsais, já aquelas que recebem os cuidados e técnicas de bonsai são consideradas bonsais propriamente. Contudo, bonsai é toda árvore cultivada num vaso.
    Por outro lado, existem técnicas de envelhecimento de bonsais jovens. Por exemplo, um bonsai de 2 ano ou 3 anos de idade pode ser envelhecido pelas técnicas, para 30 ou 40 anos de idade, e seu preço se multiplicar por 100 vezes. Portanto, cuidado quando for comprar um bonsai caro.
    Se ficou incompleto este artigo, deixe um comentário com suas dúvidas ou entre em contato diretamente comigo Contato. Se deseja incluir mais informações neste artigo, sinta-se à vontade, toda ideia é bem vinda e só colabora para o desenvolvimento desta arte de cultivar. Leia outros artigos como fazer mudas em Como fazer Mudas
    Receba as novidades do blog Ervas e Plantas exclusiva e gratuitamente. Assine a newsletter HORTO para ficar atualizado: link Newsletter Horto: Ervas e Plantas Atenção: Um e-mail de confirmação será enviado. Basta um click e pronto!

    Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    Conheça o Frango preto da cabeça aos pés, inclusive os órgãos, a carne e a pele!

    Este frango é conhecido na Indonésia como o “ Lamborghini das Aves ”, é uma das raças de frango mais raras do  mundo . Exatamente por apresentar-se totalmente negro. Tudo: penas, bico, carne, ossos, pés, unhas , órgãos.  O sangue, não é preto, mas apresenta uma tonalidade vermelho bem mais escuro do que o sangue que normalmente vimos nos frangos. Os ovos também tem coloração normal bege. Na Indonésia, principalmente nas ilhas de Sumatra  e  Java ,  é conhecido como “ Ayam Cemani ”. A palavra  Ayam  significa frango em indonésio, e Cemani  traduz como “completamente preto” em javanês.  Estas aves apresentam essa coloração como resposta a um traço genérico conhecido como ‘fibromelanose’, uma hiperpigmentação genética. A espécie é a mesma dos frangos que temos aí ( Gallus gallus domesticus ), mas essa raça possui esta variação em algum gene que define sua cor negra. Mas não se anime! Devido a raridade,  adquirir  um exemplar da Ayam Cemani pode precisar que você desembolse basta

    Os benefícios da seriguela para o organismo

    Com nome científico  Spondias purpúrea , a seriguela é uma planta da família das Anacardiaceae, também conhecida como ameixa-da-espanha, cajá vermelho e ciroela. A planta normalmente não passa dos 7 m de altura e possui ramos que se desenvolvem rentes ao solo. Possui flores perfeitas que formam frutos em cachos ou isolados. Os frutos, de mesmo nome da planta, são de coloração verde, amarela ou vermelha, dependendo do estado de maturação e sua polpa tem pequena espessura ao redor de um grande caroço. Seu sabor é doce, e quando madura tem coloração amarelo opaca e leves tons de vermelho. Originária do México e da América central, a planta tem mais de 18 espécies, encontradas em pomares domésticos pelo Brasil. Muito popular no Norte e no Nordeste do país, a fruta pode ser consumida ao natural ou em forma de doces e refrescos. Sua frutificação se dá em outubro e novembro, podendo ser colhida em dezembro e janeiro. A planta se propaga facilmente por meio de sementes, sendo multiplicada