Pesquisar este blog

- Rancho D'Ajuda - Como plantar alho Poró - Que Delícia de Roça! Como fazer doce de figo cristalizado - Gir leiteiro como o próprio nome diz - Como plantar Kiuí - Como plantar pimentão - 3 dicas para quem quer plantar tomate - momento de plantar - Que Delícia de Roça! Broa de fubá - Maracujá roxo é nova opção para agricultores - Que Delícia de Roça! Como fazer galinhada Rancho D'Ajuda

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Criação de cabras leiteiras, atividade prazerosa e lucrativa

Resultado de imagem para Criação de cabras leiteiras, atividade prazerosa e lucrativa
criação de cabras é ótima oportunidade, principalmente no semi árido – a região do sertão no Brasil.
A iniciativa em incentivar a criação de cabras é mais um incentivo governamental para que o sertão seja cada vez mais uma região produtiva, apesar da limitações.
A iniviabilidade sertaneja para desenvolvimento de culturas e criação é uma mentira que deve ser vencida dia após dia e por isso se conta com sertanejos fortes e com espírito empreendedor.
criação de cabras, pelas vantagens que apresenta, pode ser uma oportunidade para pecuaristas de outras regiões do país, é só utilizar as técnicas certas de manejo.
O projeto de criação de cabras
Para que o projeto encontre sucesso na criação de cabras é relevante o levantamento de algumas informações. Dentre elas:
Levantamento da realidade – consiste em levantar relatórios de como é a região, qual a renda dos moradores, nível de escolaridade e experiência na criação de cabras.
Vantagens da criação de cabras e ovelhas – será que é mais econômica do que a criação de gados? Todas essas questões devem ser consideradas.
Manejo e higiene da criação de cabras – quais as técnicas de manejo e higiene necessárias para a criação de cabras? Será necessário também o plantio e armazenamento de plantas forrageiras, fundo de pasto e planejamento para dar início.
As principais doenças que podem ter  na criação de cabras também devem ser levantadas.
Origem dos animais na criação de cabras
Onde estão os animais que farão parte da criação de cabras, de que região vêm os animais, na região tem muitos animais dessa espécie?
Deve-se considerar se os animais serão domesticados facilmente e se for considerar o aspecto socioeconômico, a criação de cabras deverá representar uma fonte de renda segura.

Produtos extraídos da criação de cabras

O leite que é mais rico em proteínas, mais leve e sai mais caro no mercado. Já a carne, que é mais saudável, tem menor teor de colesterol. Há ainda outros produtos como o queijo derivado do leite.

Quadro de vantagens da criação de cabras

Por esse quadro é possível afzer a comparação entre as vantagens da criação de cabras diante da criação de gados.
Vantagem
Peso VivoConsumo de águaConsumo de PastoNúmero de CriasNúmero de filhotesLeite
Vaca
250    Kg
53    litros por dia
Come o mesmo que 8 cabras
1 cria a cada ano1 cria a cada ano
Produção de3 LITROS
MENOS
DIGESTIVO
8 Cabras200    kg48    litros por diaCome a mesma quantidade que uma vaca20 crias por ano20 crias por ano
Produção de4 LITROS
É MAIS
RICO E
DIGESTIVO
(PREÇO 3X
MAIOR
Fonte de Pesquisa: os dados pesquisa foram encontrados na apostila do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada.

Espaço ideal para a criação de cabras

Um espaço ideal para criação de cabras é de2 metros para cada animal já adulto, portanto, a metragem variará de acordo com o número de animais adultos.
No período de chuvas, a criação de cabras se torna mais propícia, pois o pasto está mais rico e a biodiversidade se reproduz com maior constância, o que significa que se multiplicam fungos e bactérias que são benéficos aos animais. Mas os  vermes também se multiplicam e esses podem causar doenças.

Higiene e saúde na criação de cabras

Para previnir as doenças é recomendável que se aplique medidas de higiene e prevenção com o uso de aprisco. O aprisco é uma instalação utilizada para recolher os animais durante a noite e deixá-los confinados.
O importante é que os currais estejam sempre limpos, principalmente no período de chuvas intensas, e que os apriscos tenham saída para alimentação de sal mineral, bebedouros, rações e outros cuidados.
Na verdade, para maior segurança, os animais devem ficar mais tempo nos apriscos, que devem ser localizados em locias secos e arejados, ter energia elérica, água, ser construídos com tábuas livres de mofos e água abundante.
Os depósitos da criação de cabras devem ser limpos, livres de insetos e ter alimentos como ração própria, feno, milho e outros.
Tenha também um tanque de banheira sarnicida, que é própria para o banho com medicamentos para que os animais sejam pulverizados contra a sarna e piolho e outras pragas.
Existem vários modelos de banheira, pesquise o ideal para atender a criação de cabras, dependendo do espaço disponível.
Nas criações, os ovinos devem ser separados dos caprinos. Isso é necessário, pois os cuidados com cabras é diferente dos cuidados com ovelhas, uma vez que muda a alimentação,os cuidados com saúde e higiene.
As cabras costumam ter a doença do carouço, que pode ser passada para os ovinos, portanto é tão necessária a separação da espécie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TOP 10: Mais Acessadas

Arquivo do blog