Pular para o conteúdo principal

Safra brasileira de café deve recuar 7%, para 52,1 mi de sacas, estima USDA

Resultado de imagem para Safra brasileira de café deve recuar 7%, para 52,1 mi de sacas, estima USDA
São Paulo, 22/5 – A produção brasileira de café na safra 2017/18 (julho-junho), em fase inicial de colheita, deve alcançar 52,1 milhões de sacas de 60 kg, o que corresponde a uma queda de cerca de 7% (4 milhões de sacas) em comparação com o período anterior (56,2 milhões de sacas). As projeções são do adido do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) no Brasil, divulgadas em relatório anual.
A produção de arábica em 2017/18 deve atingir 40,5 milhões de sacas, uma queda de 11% em relação à safra anterior, uma vez que a maioria das áreas produtoras está no ciclo negativo da produção bienal (o café alterna ano de safra cheia com outro de safra menor). No entanto, “o florescimento adequado e as boas condições climáticas na maioria das regiões produtoras devem contribuir para os bons rendimentos esperados”, diz o USDA.
A safra de robusta está estimada pelo USDA em 11,6 milhões de sacas, 1,1 milhão de sacas a menos ante 2016/17. “Em virtude do contínuo déficit hídrico, os cafezais do Espírito Santo não recuperaram totalmente o potencial produtivo de anos anteriores”, observa o USDA.
Na quinta-feira passada (18), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou a segunda pesquisa sobre a safra brasileira de café 2017/18, a qual foi estimada em 45,5 milhões de sacas, representando uma redução de 11,3% em comparação com as 51,4 milhões de sacas de 2016/17. O café arábica, que corresponde a cerca de 78% do total produzido no País, deve recuar 18,3%. A produção deve atingir 35,4 milhões sacas. Já a safra de conilon, que responde por 22% do total produzido, deve registrar crescimento de 26,9% em relação ao ciclo anterior, com uma produção estimada de 10,1 milhões de sacas.
Com relação ao consumo interno, o departamento norte-americano projeta volume estável em 2017/18 (20,66 milhões de sacas, das quais 19,55 milhões de sacas em café torrado e moído e 1,11 milhão de sacas em café solúvel), em comparação com o período anterior. O resultado reflete “o abrandamento da economia brasileira e a mudança de padrões de consumo”.
A exportação brasileira de café, a maior do mundo, em 2017/18 também deve ficar estável, a 33,03 milhões de sacas (29,4 milhões de sacas de grão verde e 3,6 milhões de sacas em café solúvel), ante o período anterior.
O estoque de café no Brasil deve alcançar 3,88 milhões de sacas ao fim do período 2017/18, uma redução de 1,53 milhão de sacas em relação à safra anterior, por causa da “menor produção esperada”, conclui o USDA.
fonte: Istoé Rural

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os benefícios da seriguela para o organismo

Com nome científico  Spondias purpúrea , a seriguela é uma planta da família das Anacardiaceae, também conhecida como ameixa-da-espanha, cajá vermelho e ciroela. A planta normalmente não passa dos 7 m de altura e possui ramos que se desenvolvem rentes ao solo. Possui flores perfeitas que formam frutos em cachos ou isolados. Os frutos, de mesmo nome da planta, são de coloração verde, amarela ou vermelha, dependendo do estado de maturação e sua polpa tem pequena espessura ao redor de um grande caroço. Seu sabor é doce, e quando madura tem coloração amarelo opaca e leves tons de vermelho. Originária do México e da América central, a planta tem mais de 18 espécies, encontradas em pomares domésticos pelo Brasil. Muito popular no Norte e no Nordeste do país, a fruta pode ser consumida ao natural ou em forma de doces e refrescos. Sua frutificação se dá em outubro e novembro, podendo ser colhida em dezembro e janeiro. A planta se propaga facilmente por meio de sementes, sendo multiplicada

Conheça o Frango preto da cabeça aos pés, inclusive os órgãos, a carne e a pele!

Este frango é conhecido na Indonésia como o “ Lamborghini das Aves ”, é uma das raças de frango mais raras do  mundo . Exatamente por apresentar-se totalmente negro. Tudo: penas, bico, carne, ossos, pés, unhas , órgãos.  O sangue, não é preto, mas apresenta uma tonalidade vermelho bem mais escuro do que o sangue que normalmente vimos nos frangos. Os ovos também tem coloração normal bege. Na Indonésia, principalmente nas ilhas de Sumatra  e  Java ,  é conhecido como “ Ayam Cemani ”. A palavra  Ayam  significa frango em indonésio, e Cemani  traduz como “completamente preto” em javanês.  Estas aves apresentam essa coloração como resposta a um traço genérico conhecido como ‘fibromelanose’, uma hiperpigmentação genética. A espécie é a mesma dos frangos que temos aí ( Gallus gallus domesticus ), mas essa raça possui esta variação em algum gene que define sua cor negra. Mas não se anime! Devido a raridade,  adquirir  um exemplar da Ayam Cemani pode precisar que você desembolse basta

Bonsai Kiwi, cuidados como fazer e comprar

Bonsai Kiwi . O bonsai pode ser um forte aliado na decoração de ambiente, mas também uma excelente terapia. Cuidados mínimos ajudar manter a planta sempre saudável e bonita. A planta Kiwi é uma frutífera, portanto na época seu bonsai vai florescer e dar fruto como qualquer arvore da espécie. Mudas para Bonsai Kiwi O mais importante na criação de mudas para bonsai é seguir alguns critérios de reprodução assexuada. Escolher a matriz que se quer reproduzir é um passo importante, pois ela produzirá mudas fortes e de qualidade. Bonsai Hormônio Vegetal IBA Ácido Indolbutírico O uso do hormônio vegetal é fundamental para o sucesso. O IBA  Acido Indolbutírico  é o que apresenta melhores resultados, quanto maior a concentração mais sucesso, mas o mais comum é 1000 ppm (1 gL), o que apresenta melhores resultados é 3000 ppm (3 gL). Outras opções de hormônios, além do Ácido Indolbutírico, são os hormônios ANA  Ácido Naftalenoacético  e AIA  Ácido Indolacético Bonsai Fatores na Pr