Proposta é aproximar as pessoas da natureza e do cultivo natural dos alimentos
Esqueça os ovos de chocolate neste feriado. A nova proposta trazida pela Ecovila Clareando, em Piracaia (SP), é aproximar as pessoas da natureza e do cultivo natural. Lá, todos os alimentos são orgânicos e os agroquímicos não tem vez. Localizada na Serra da Mantiqueira, e a uma hora e meia de distância da cidade de São Paulo, a Ecovila é um condomínio rural com quatro nascentes e 23 hectares, sendo dois de mata nativa.
Oficinas de horta orgânica, remédios naturais e plantas comestíveis são algumas das atividades abordadas na programação do evento. Os participantes terão a oportunidade de aprender a fazer compostos orgânicos, preparar a terra, plantar corretamente e fazer inseticidas naturais. Também haverá uma oficina de plantas alimentícias não convencionais (Panc), como a taioba, beldroega, ora-pro-nobis, que nascem facilmente nos quintais e são consideradas matos, mas podem ser “deliciosos e nutritivos”, segundo a nutricionista Marina Camargo.
Durante o jantar, será feito uma degustação de vinho de frutas tropicais e orgânicas: jabuticaba, framboesas negras, manga, banana, acerola. Outra opção para degustar é o hidromel, bebida alcoólica feita a partir da fermentação do mel orgânico produzido no sítio. Para estimular o comércio local, uma feirinha venderá artigos artesanais produzidos pelos moradores, como queijo de cabra, leite de cereais integrais, pães caseiros.
A hospedagem é feita em um alojamento coletivo ou em quartos na casa dos moradores da Ecovila. O evento acontece entre os dias 25 e 27 de março.
Comentários
Postar um comentário