Pular para o conteúdo principal

Como plantar kiwi

Resultado de imagem para Como plantar seu kiwi
O kiwi é um fruto de origem oriental, que cresce como arbusto escandente. Seus frutos surgem entre 3 e 5 anos após o plantio. Esta é uma planta altamente produtiva que vai de dar deliciosos frutos muito saudáveis.
As variedades de kiwi que encontramos à venda são originárias, na sua maioria, da Actinidia deliciosa e, em menor quantidade, da Actinidia chinensis. Existe kiwi de flores masculinas e kiwi de flores femininas assim como também, o kiwi de flores hermafroditas, duas variedades da Actinidia chinensis, a Jenny e a Solo.
Com essa diversidade, para ter kiwi no jardim e obter frutos viáveis você precisará de ter uma planta macho e outra planta fêmea, das variedades mais comuns no mercado. Esta é uma planta polinizada por abelhas.
Resultado de imagem para Como plantar seu kiwi
Eu li alguns textos sobre como cultivar kiwi e selecionei as dicas básicas para você, que exponho a seguir. Se quiser ler na fonte, veja aquiaqui e aqui

Como plantar seu kiwi

Você pode plantar o kiwi aproveitando as sementes de uma fruta que comprou porém, terá que plantar o kiwi com estacas. Vamos ver as duas formas, a seguir:

Semeando kiwi

Retire as sementes do miolo de um kiwi bonito que tenha o sabor que você mais gosta. Lave as sementes em uma peneira, debaixo da água da torneira e coloque as sementinhas para secar em um papel toalha. Depois de secas, ponha as sementinhas (com o papel toalha) dentro de um pote plástico, na geladeira, e feche bem.
As sementes deverão brotar entre os 7 e os 20 dias depois. Após brotadas, separe as sementes (cortando o pedaço de papel toalha em volta delas) e coloque-as nos cubículos da bandeja de germinação, onde você já deverá ter colocado a terra preparada. Mantenha a bandeja com a terra bem úmida. Quando as plantinhas estiverem com 10 cm de altura, transplante-as para os vasos ou canteiros.

Reproduzindo kiwi por estaquia

Você deverá ter estacas de ramos de kiwi que tenham sido cortadas próximo ao caule principal que tenham, pelo menos duas folhas inteiras. Mergulhe as estacas de kiwi em um líquido enraizador (por exemplo, aquele feito com lentilha batida) e, em seguida, na terra úmida da bandeja de germinação ou em vasos pequenos. Quando começarem a aparecer as primeiras gemas (brotos verdinhos), retire com cuidado para não machucar as raízes e transplante as estacas para o local definitivo ou vaso grande.

A terra para plantar kiwi

O kiwi gosta de solo com pH ligeiramente ácido. Prepare a terra orgânica misturando composto bem curtido, borra de caféfarinha de osso ou cinzas e farinha de casca de ovo (para um vaso de 20 l de terra você poderá juntar uma xícara de composto e 1 colher de sopa, bem cheia, de cada um dos outros adubos mencionados). A borra de café ajudará a que o pH da terra se mantenha mais ácido. Depois de adubada, junte 2 l de areia média à mistura.
Esta terra preparada você deverá usar tanto na bandeja de germinação das sementes ou estacas, nos vasos ou nas covas, no jardim.

O lugar que o kiwi gosta

O kiwi é uma planta de região de temperatura amena, subtropical porém é bastante resistente às variações de temperatura, tanto para o frio quanto para o calor.
Escolha um lugar sombreado para ter suas mudas de kiwi, onde não bata sol direto e onde os ventos corram suaves - ventos fortes derrubarão as flores de kiwi prejudicando a produção de frutos.
O kiwi é uma planta que se enrola em suportes sejam estes feitos especialmente para este fim ou sejam muros, telhados, e outras árvores.
Conforme o seu kiwi for crescendo, ajude seus ramos a encontrarem os apoios necessários. Uma boa ideia é você construir uma pérgola, ou plantá-lo ao lado de um muro (e compartir frutos e flores com seu vizinho, claro).

A irrigação do kiwi

O kiwi gosta de água. O ideal é você regar semanalmente ou até com maior frequência, na estação seca. Para você ter uma ideia de quanta água o kiwi precisa, saiba que, para um vaso de 20 l de terra com um pé de kiwi plantado você deverá oferecer 10 l de água a cada rega.

Kiwi e doenças

O kiwi é bastante resistente a doenças de todos os tipos. Eventualmente, seu pé de kiwi poderá ser atacado por pulgões porém, será fácil evitá-lo usando algum dos métodos biológicos de que já falamos em outros artigos.

Mudas de kiwi

Mas, claro que você poderá optar por comprar duas mudas já formadas de kiwi, uma fêmea e uma macho, que estejam próximas da época de frutificação. Serão mais caras porém o resultado e benefício será muito mais rápido.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os benefícios da seriguela para o organismo

Com nome científico  Spondias purpúrea , a seriguela é uma planta da família das Anacardiaceae, também conhecida como ameixa-da-espanha, cajá vermelho e ciroela. A planta normalmente não passa dos 7 m de altura e possui ramos que se desenvolvem rentes ao solo. Possui flores perfeitas que formam frutos em cachos ou isolados. Os frutos, de mesmo nome da planta, são de coloração verde, amarela ou vermelha, dependendo do estado de maturação e sua polpa tem pequena espessura ao redor de um grande caroço. Seu sabor é doce, e quando madura tem coloração amarelo opaca e leves tons de vermelho. Originária do México e da América central, a planta tem mais de 18 espécies, encontradas em pomares domésticos pelo Brasil. Muito popular no Norte e no Nordeste do país, a fruta pode ser consumida ao natural ou em forma de doces e refrescos. Sua frutificação se dá em outubro e novembro, podendo ser colhida em dezembro e janeiro. A planta se propaga facilmente por meio de sementes, sendo multiplicada

Conheça o Frango preto da cabeça aos pés, inclusive os órgãos, a carne e a pele!

Este frango é conhecido na Indonésia como o “ Lamborghini das Aves ”, é uma das raças de frango mais raras do  mundo . Exatamente por apresentar-se totalmente negro. Tudo: penas, bico, carne, ossos, pés, unhas , órgãos.  O sangue, não é preto, mas apresenta uma tonalidade vermelho bem mais escuro do que o sangue que normalmente vimos nos frangos. Os ovos também tem coloração normal bege. Na Indonésia, principalmente nas ilhas de Sumatra  e  Java ,  é conhecido como “ Ayam Cemani ”. A palavra  Ayam  significa frango em indonésio, e Cemani  traduz como “completamente preto” em javanês.  Estas aves apresentam essa coloração como resposta a um traço genérico conhecido como ‘fibromelanose’, uma hiperpigmentação genética. A espécie é a mesma dos frangos que temos aí ( Gallus gallus domesticus ), mas essa raça possui esta variação em algum gene que define sua cor negra. Mas não se anime! Devido a raridade,  adquirir  um exemplar da Ayam Cemani pode precisar que você desembolse basta

Bonsai Kiwi, cuidados como fazer e comprar

Bonsai Kiwi . O bonsai pode ser um forte aliado na decoração de ambiente, mas também uma excelente terapia. Cuidados mínimos ajudar manter a planta sempre saudável e bonita. A planta Kiwi é uma frutífera, portanto na época seu bonsai vai florescer e dar fruto como qualquer arvore da espécie. Mudas para Bonsai Kiwi O mais importante na criação de mudas para bonsai é seguir alguns critérios de reprodução assexuada. Escolher a matriz que se quer reproduzir é um passo importante, pois ela produzirá mudas fortes e de qualidade. Bonsai Hormônio Vegetal IBA Ácido Indolbutírico O uso do hormônio vegetal é fundamental para o sucesso. O IBA  Acido Indolbutírico  é o que apresenta melhores resultados, quanto maior a concentração mais sucesso, mas o mais comum é 1000 ppm (1 gL), o que apresenta melhores resultados é 3000 ppm (3 gL). Outras opções de hormônios, além do Ácido Indolbutírico, são os hormônios ANA  Ácido Naftalenoacético  e AIA  Ácido Indolacético Bonsai Fatores na Pr