Pular para o conteúdo principal

Como plantar alho-poró

Resultado de imagem para alho poró
Allium ampeloprassum Grupo Porrum, anteriormente denominado Allium porrum
O alho-poró, também chamado de alho-porro ou alho-francês, é uma planta cujo pseudocaule é formado por camadas de bainhas de suas folhas. É principalmente o pseudocaule que é utilizado como alimento, embora as folhas e as flores possam ser utilizadas também. O alho-poró pode ser consumido cru, cozido ou refogado.
Planta bianual que é geralmente cultivada como uma anual, o alho-poró ou alho-porro pode atingir de 60 a 100 cm de altura.
Plantação de alho-poró ou alho-porro
O plantio de alho-poró ou alho-porro é mais adequado para regiões de clima ameno ou frio - imagem original: Anna - Licença Creative Commons

Clima

O alho-poró ou alho-porro cresce melhor em clima ameno, com temperaturas entre 13°C e 24°C, mas pode ser cultivado em clima mais quente se o solo for mantido bem úmido, embora normalmente seja necessário um período de temperaturas relativamente baixas para seu desenvolvimento adequado. Esta planta resiste a baixas temperaturas.

Luminosidade

Cultive preferencialmente com luz solar direta ao menos por algumas horas diariamente. Também pode ser cultivado em sombra parcial com boa luminosidade.
Alho-poró ou alho-porro
O alho-poró ou alho-porro precisa de solo rico em nitrogênio - imagem original: Herbolario Allium - Licença Creative Commons

Solo

Cultive em solo bem drenado, leve, fértil, rico em matéria orgânica e rico em nitrogênio. O pH ideal do solo se encontra na faixa de 6,0 a 6,8.

Irrigação

Irrigue com frequência para que o solo seja mantido úmido, mas sem que fique encharcado.
Mudas de alho-poró ou alho-porro
Mudas de alho-poró ou alho-porro - imagem original: Kim MyoungSung - Licença Creative Commons

Plantio

O plantio de alho-poró é feito por sementes, que são semeadas a aproximadamente 1 cm de profundidade, no local definitivo ou em sementeiras. Neste último caso, o transplante é feito quando as mudas estão com 10 a 20 cm de altura, o que ocorre aproximadamente dois meses após a semeadura. As mudas devem ficar com o pseudocaule quase totalmente enterrado no solo, deixando apenas a extremidade com a folhagem visível.
O espaçamento recomendado é de 30 a 50 cm entre as linhas e de 15 a 20 cm entre as plantas.
O alho-poró ou alho-porro também pode ser cultivado em vasos que tenham pelo menos 25 cm de profundidade (maior profundidade é melhor).

Tratos culturais

Retire plantas invasoras que estejam concorrendo com o alho-poró por nutrientes e recursos.
Se for o objetivo, periodicamente amontoe terra junto às plantas enquanto estas crescem, deixando visível somente à extremidade do pseudocaule com as folhas, para obter longos pseudocaules brancos.
Cultivo de alho-poró ou alho-porro para obter pseudocaules brancos
Nesta imagem a terra está cobrindo quase totalmente a plantação de alho-poró para que estes fiquem com pseudocaules inteiramente brancos - imagem original: cianc - Licença Creative Commons

Colheita

A colheita do alho-poró ou alho-porro é feita geralmente entre 120 e 150 dias após o plantio, dependendo da cultivar e das condições de cultivo. As plantas são geralmente colhidas quando seus pseudocaules têm de 2,5 a 4 cm de diâmetro. A planta é arrancada inteira, e suas folhas podem ser aparadas. As folhas são comestíveis, mas são menos apreciadas e usadas que o pseudocaule.
A colheita pode ser atrasada sem problemas se o clima continuar adequado para o cultivo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os benefícios da seriguela para o organismo

Com nome científico  Spondias purpúrea , a seriguela é uma planta da família das Anacardiaceae, também conhecida como ameixa-da-espanha, cajá vermelho e ciroela. A planta normalmente não passa dos 7 m de altura e possui ramos que se desenvolvem rentes ao solo. Possui flores perfeitas que formam frutos em cachos ou isolados. Os frutos, de mesmo nome da planta, são de coloração verde, amarela ou vermelha, dependendo do estado de maturação e sua polpa tem pequena espessura ao redor de um grande caroço. Seu sabor é doce, e quando madura tem coloração amarelo opaca e leves tons de vermelho. Originária do México e da América central, a planta tem mais de 18 espécies, encontradas em pomares domésticos pelo Brasil. Muito popular no Norte e no Nordeste do país, a fruta pode ser consumida ao natural ou em forma de doces e refrescos. Sua frutificação se dá em outubro e novembro, podendo ser colhida em dezembro e janeiro. A planta se propaga facilmente por meio de sementes, sendo multiplicada

Conheça o Frango preto da cabeça aos pés, inclusive os órgãos, a carne e a pele!

Este frango é conhecido na Indonésia como o “ Lamborghini das Aves ”, é uma das raças de frango mais raras do  mundo . Exatamente por apresentar-se totalmente negro. Tudo: penas, bico, carne, ossos, pés, unhas , órgãos.  O sangue, não é preto, mas apresenta uma tonalidade vermelho bem mais escuro do que o sangue que normalmente vimos nos frangos. Os ovos também tem coloração normal bege. Na Indonésia, principalmente nas ilhas de Sumatra  e  Java ,  é conhecido como “ Ayam Cemani ”. A palavra  Ayam  significa frango em indonésio, e Cemani  traduz como “completamente preto” em javanês.  Estas aves apresentam essa coloração como resposta a um traço genérico conhecido como ‘fibromelanose’, uma hiperpigmentação genética. A espécie é a mesma dos frangos que temos aí ( Gallus gallus domesticus ), mas essa raça possui esta variação em algum gene que define sua cor negra. Mas não se anime! Devido a raridade,  adquirir  um exemplar da Ayam Cemani pode precisar que você desembolse basta

Bonsai Kiwi, cuidados como fazer e comprar

Bonsai Kiwi . O bonsai pode ser um forte aliado na decoração de ambiente, mas também uma excelente terapia. Cuidados mínimos ajudar manter a planta sempre saudável e bonita. A planta Kiwi é uma frutífera, portanto na época seu bonsai vai florescer e dar fruto como qualquer arvore da espécie. Mudas para Bonsai Kiwi O mais importante na criação de mudas para bonsai é seguir alguns critérios de reprodução assexuada. Escolher a matriz que se quer reproduzir é um passo importante, pois ela produzirá mudas fortes e de qualidade. Bonsai Hormônio Vegetal IBA Ácido Indolbutírico O uso do hormônio vegetal é fundamental para o sucesso. O IBA  Acido Indolbutírico  é o que apresenta melhores resultados, quanto maior a concentração mais sucesso, mas o mais comum é 1000 ppm (1 gL), o que apresenta melhores resultados é 3000 ppm (3 gL). Outras opções de hormônios, além do Ácido Indolbutírico, são os hormônios ANA  Ácido Naftalenoacético  e AIA  Ácido Indolacético Bonsai Fatores na Pr