Pesquisar este blog

- Rancho D'Ajuda - Como plantar alho Poró - Que Delícia de Roça! Como fazer doce de figo cristalizado - Gir leiteiro como o próprio nome diz - Como plantar Kiuí - Como plantar pimentão - 3 dicas para quem quer plantar tomate - momento de plantar - Que Delícia de Roça! Broa de fubá - Maracujá roxo é nova opção para agricultores - Que Delícia de Roça! Como fazer galinhada Rancho D'Ajuda

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Como plantar alho-poró

Resultado de imagem para alho poró
Allium ampeloprassum Grupo Porrum, anteriormente denominado Allium porrum
O alho-poró, também chamado de alho-porro ou alho-francês, é uma planta cujo pseudocaule é formado por camadas de bainhas de suas folhas. É principalmente o pseudocaule que é utilizado como alimento, embora as folhas e as flores possam ser utilizadas também. O alho-poró pode ser consumido cru, cozido ou refogado.
Planta bianual que é geralmente cultivada como uma anual, o alho-poró ou alho-porro pode atingir de 60 a 100 cm de altura.
Plantação de alho-poró ou alho-porro
O plantio de alho-poró ou alho-porro é mais adequado para regiões de clima ameno ou frio - imagem original: Anna - Licença Creative Commons

Clima

O alho-poró ou alho-porro cresce melhor em clima ameno, com temperaturas entre 13°C e 24°C, mas pode ser cultivado em clima mais quente se o solo for mantido bem úmido, embora normalmente seja necessário um período de temperaturas relativamente baixas para seu desenvolvimento adequado. Esta planta resiste a baixas temperaturas.

Luminosidade

Cultive preferencialmente com luz solar direta ao menos por algumas horas diariamente. Também pode ser cultivado em sombra parcial com boa luminosidade.
Alho-poró ou alho-porro
O alho-poró ou alho-porro precisa de solo rico em nitrogênio - imagem original: Herbolario Allium - Licença Creative Commons

Solo

Cultive em solo bem drenado, leve, fértil, rico em matéria orgânica e rico em nitrogênio. O pH ideal do solo se encontra na faixa de 6,0 a 6,8.

Irrigação

Irrigue com frequência para que o solo seja mantido úmido, mas sem que fique encharcado.
Mudas de alho-poró ou alho-porro
Mudas de alho-poró ou alho-porro - imagem original: Kim MyoungSung - Licença Creative Commons

Plantio

O plantio de alho-poró é feito por sementes, que são semeadas a aproximadamente 1 cm de profundidade, no local definitivo ou em sementeiras. Neste último caso, o transplante é feito quando as mudas estão com 10 a 20 cm de altura, o que ocorre aproximadamente dois meses após a semeadura. As mudas devem ficar com o pseudocaule quase totalmente enterrado no solo, deixando apenas a extremidade com a folhagem visível.
O espaçamento recomendado é de 30 a 50 cm entre as linhas e de 15 a 20 cm entre as plantas.
O alho-poró ou alho-porro também pode ser cultivado em vasos que tenham pelo menos 25 cm de profundidade (maior profundidade é melhor).

Tratos culturais

Retire plantas invasoras que estejam concorrendo com o alho-poró por nutrientes e recursos.
Se for o objetivo, periodicamente amontoe terra junto às plantas enquanto estas crescem, deixando visível somente à extremidade do pseudocaule com as folhas, para obter longos pseudocaules brancos.
Cultivo de alho-poró ou alho-porro para obter pseudocaules brancos
Nesta imagem a terra está cobrindo quase totalmente a plantação de alho-poró para que estes fiquem com pseudocaules inteiramente brancos - imagem original: cianc - Licença Creative Commons

Colheita

A colheita do alho-poró ou alho-porro é feita geralmente entre 120 e 150 dias após o plantio, dependendo da cultivar e das condições de cultivo. As plantas são geralmente colhidas quando seus pseudocaules têm de 2,5 a 4 cm de diâmetro. A planta é arrancada inteira, e suas folhas podem ser aparadas. As folhas são comestíveis, mas são menos apreciadas e usadas que o pseudocaule.
A colheita pode ser atrasada sem problemas se o clima continuar adequado para o cultivo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

TOP 10: Mais Acessadas

Arquivo do blog