Pesquisar este blog

- Rancho D'Ajuda - Como plantar alho Poró - Que Delícia de Roça! Como fazer doce de figo cristalizado - Gir leiteiro como o próprio nome diz - Como plantar Kiuí - Como plantar pimentão - 3 dicas para quem quer plantar tomate - momento de plantar - Que Delícia de Roça! Broa de fubá - Maracujá roxo é nova opção para agricultores - Que Delícia de Roça! Como fazer galinhada Rancho D'Ajuda

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Secagem de vacas leiteiras: O que é preciso saber sobre este período

Secagem de vacas leiteiras: o que é preciso saber sobre este período
O período de secagem deve ser considerado como um investimento, pois as vacas bem manejadas nessa fase responderão bem melhor em produção e reprodução

Por Patrícia Maia
O período seco é a pausa entre duas lactações. É o descanso da fase produtiva de uma vaca, etapa muito importante para a recupera­ção da glândula mamária para a lactação seguinte. O fato faz com que logo que se inicie uma nova lactação e a fêmea tenha condições para ter uma reprodução adequada e uma produção de leite de acordo com seu potencial.
Na realidade, a fase sem produção de leite é uma necessidade fisiológica para a vaca leiteira e apresenta relação direta com a saúde da glândula mamária, a pro­dução de leite e a prevenção de doenças em geral. Esse período não significa o fim de um ciclo de lactação, mas, sim, o início do próximo. Os fatores de risco para a maioria das doenças pós-parto em vacas leiteiras são observados durante o período seco, sendo que os sinais clínicos das doenças ficam evidentes após a parição.
As vacas que não passam por perí­odos de descanso não conseguem se recompor e acabam tendo uma produção de leite menor na lactação seguinte. Além disso, podem ocorrer comprometimentos de saúde, como o aumento de distúrbios metabólicos e até mesmo a dificuldade de produção desse animal, logo após o parto.
Então, a importância do período seco está em permitir reparos ou substituição de danos, perdas ou envelhecimento do tecido mamário, e aumentar na glândula mamária a porcentagem de tecido que produz leite, antes da lactação seguinte.
Leia a íntegra desta matéria na edição Balde Branco 626, de dezembro 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TOP 10: Mais Acessadas

Arquivo do blog