Pular para o conteúdo principal

Como plantar pimentão

Pimentões
Os pimentões ou pimentos são um grupo de cultivares de pimenta da espécie Capsicum annuum, e são um tipo de pimenta doce, ou seja, são pimentas que não têm capsaicina e outros capsaicinoides nos frutos, que são as substâncias que produzem a sensação de ardência, e assim não são picantes (a exceção é o cultivar híbrido ‘Mexibelle’, cujos frutos contém capsaicina e portanto são picantes).
Os frutos do pimentão ou pimento podem ser colhidos ainda verdes ou podem ser colhidos quando estão maduros. Na maioria dos cultivares, os pimentões maduros são vermelhos, mas há cultivares com frutos de várias outras cores, incluindo laranja, amarelo, branco, roxo-escuro e marrom-chocolate. Uma exceção é o cultivar ‘Permagreen’, cujos frutos permanecem verdes mesmo quando estão completamente maduros.
Os frutos também variam no formato e no tamanho, havendo cultivares com frutos menores ou maiores, e frutos mais quadrados, mais retangulares ou mais cônicos.

Clima

O ideal é um clima quente e úmido, com temperaturas entre 21°C e 30°C. Apesar do pimentão crescer melhor em clima quente, temperaturas acima de 30°C podem reduzir o número e o tamanho dos frutos. Em climas mais frios, o pimentão pode ser cultivado nos meses mais quentes do ano e também é muito comum o cultivo em estufas.
Pimentão
O pimentão precisa de temperatura acima de 21°C para crescer bem - imagem original: Jay & Melissa Malouin - Licença Creative Commons

Luminosidade

Cresce melhor em condições de alta luminosidade, com sol direto.
Plantas com pimentões amarelos
O pimentão atinge normalmente de 50 a 80 cm de altura, mas pode chegar a crescer muito mais - imagem original: Mark F. Levisay - Licença Creative Commons

Solo

O ideal é que o solo seja leve, profundo, bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. Quanto ao pH do solo, o ideal é um pH entre 5,5 e 6,8.

Irrigação

Irrigue quando necessário para manter o solo sempre úmido, porém o solo não deve permanecer encharcado.
Mudas de pimentão
Mudas de pimentão - imagem original: Rusty Clark - Licença Creative Commons

Plantio

As sementes de pimentão podem ser semeadas diretamente no local definitivo, mas como as mudas são relativamente frágeis, é recomendado o plantio em sementeiras, copos ou saquinhos de plástico ou papel. As sementes devem ficar a aproximadamente 0,5 cm de profundidade no solo e a germinação geralmente ocorre em 1 a 3 semanas. O transplante para o local definitivo é feito quando as mudas de pimentão atingem aproximadamente 10 cm de altura.
O espaçamento recomendado é de 80 a 120 cm entre as linhas de plantio e 40 a 60 cm entre as plantas, variando com o cultivar e as condições de cultivo.
O pimentão pode ser cultivado em vasos, mas estes devem ter uma profundidade e um diâmetro de pelo menos 35 cm.
Vaso com pimentão
O pimentão pode ser cultivado em um vaso ou um recipiente grande - imagem original: David Sessoms - Licença Creative Commons

Tratos culturais

Retire plantas invasoras que estiverem concorrendo por recursos e nutrientes.
É recomendado fazer o tutoramento das plantas para evitar que os frutos acabem tocando o solo se as plantas ou seus ramos tombarem. Uma opção é usar estacas com pelo menos 1 m de altura e amarrar cuidadosamente a planta à estaca, conforme a planta for crescendo. Outra opção é o uso de cercas de arame (espaldeiras).

Colheita

Geralmente a colheita dos pimentões inicia-se em 12 a 16 semanas após o plantio, e pode se prolongar por alguns meses. Os pimentões podem ser colhidos quando estão bem desenvolvidos, mas ainda verdes, ou quando estão maduros.
Esta planta geralmente é cultivada como anual, mas é uma perene de vida curta e em condições adequadas pode produzir frutos por alguns anos.
Pimentões na planta
Os pimentões podem ser colhidos quando estão bem desenvolvidos, mas ainda verdes - imagem original: 

fonte:http://hortas.info/como-plantar-piment%C3%A3o

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os benefícios da seriguela para o organismo

Com nome científico  Spondias purpúrea , a seriguela é uma planta da família das Anacardiaceae, também conhecida como ameixa-da-espanha, cajá vermelho e ciroela. A planta normalmente não passa dos 7 m de altura e possui ramos que se desenvolvem rentes ao solo. Possui flores perfeitas que formam frutos em cachos ou isolados. Os frutos, de mesmo nome da planta, são de coloração verde, amarela ou vermelha, dependendo do estado de maturação e sua polpa tem pequena espessura ao redor de um grande caroço. Seu sabor é doce, e quando madura tem coloração amarelo opaca e leves tons de vermelho. Originária do México e da América central, a planta tem mais de 18 espécies, encontradas em pomares domésticos pelo Brasil. Muito popular no Norte e no Nordeste do país, a fruta pode ser consumida ao natural ou em forma de doces e refrescos. Sua frutificação se dá em outubro e novembro, podendo ser colhida em dezembro e janeiro. A planta se propaga facilmente por meio de sementes, sendo multipli...

Criação de cabras leiteiras, atividade prazerosa e lucrativa

A  criação de cabras  é ótima oportunidade, principalmente no semi árido – a região do sertão no Brasil. A iniciativa em incentivar a  criação de cabras  é mais um incentivo governamental para que o sertão seja cada vez mais uma região produtiva, apesar da limitações. A iniviabilidade sertaneja para desenvolvimento de culturas e criação é uma mentira que deve ser vencida dia após dia e por isso se conta com sertanejos fortes e com espírito empreendedor. A  criação de cabras , pelas vantagens que apresenta, pode ser uma oportunidade para pecuaristas de outras regiões do país, é só utilizar as técnicas certas de manejo. O projeto de criação de cabras Para que o projeto encontre sucesso na  criação de cabras  é relevante o levantamento de algumas informações. Dentre elas: Levantamento da realidade  – consiste em levantar relatórios de como é a região, qual a renda dos moradores, nível de escolaridade e experiência na  criação d...

Bonsai Kiwi, cuidados como fazer e comprar

Bonsai Kiwi . O bonsai pode ser um forte aliado na decoração de ambiente, mas também uma excelente terapia. Cuidados mínimos ajudar manter a planta sempre saudável e bonita. A planta Kiwi é uma frutífera, portanto na época seu bonsai vai florescer e dar fruto como qualquer arvore da espécie. Mudas para Bonsai Kiwi O mais importante na criação de mudas para bonsai é seguir alguns critérios de reprodução assexuada. Escolher a matriz que se quer reproduzir é um passo importante, pois ela produzirá mudas fortes e de qualidade. Bonsai Hormônio Vegetal IBA Ácido Indolbutírico O uso do hormônio vegetal é fundamental para o sucesso. O IBA  Acido Indolbutírico  é o que apresenta melhores resultados, quanto maior a concentração mais sucesso, mas o mais comum é 1000 ppm (1 gL), o que apresenta melhores resultados é 3000 ppm (3 gL). Outras opções de hormônios, além do Ácido Indolbutírico, são os hormônios ANA  Ácido Naftalenoacético  e AIA  Ácido Indolacétic...