Pular para o conteúdo principal

Saiba como acabar com os pulgões nas plantas de forma natural

Resultado de imagem para Acabar com os pulgões nas plantas de forma natural
Quem já teve o (des)prazer de conhecer os nossos amigos pulgões? Existem de várias cores e na minha horta já tive verdes (nos morangueiros) e agora tenho estes vermelhos nos pimenteiros. Experimentei uma série de receitas naturais para acabar com eles até que cheguei a uma que finalmente resultou.
Já vos falei aqui dos meus erros na horta, mas ainda ficaram muitos por contar. Um deles foi o facto de eu achar que pragas eram só para os agricultores “a sério”, aqueles que têm terras, hectares e hectares de plantações. Sempre assumi que quem tinha uma horta em vasos, principalmente numa varanda, nunca iria sofrer da visita de pulgões ou outros bichos, aliás, eu nem sabia o que eram pulgões! Infelizmente, rapidamente descobri que as pragas brindam qualquer horta, seja uma horta “a sério” ou uma pequena horta numa varanda.

O que são os pulgões

Os pulgões são uns insectos horrorosos que não desaparecem facilmente, alimentam-se da seiva e podem destruir a planta se atingirem uma quantidade considerável. Normalmente alojam-se no verso das folhas e aí se alimentam delas. Deixam ovos e multiplicam-se rapidamente (muito mesmo!).
maior predador natural dos pulgões é a joaninha, aquele bicho lindo que come todos os pulgões. O problema é que as joaninhas normalmente não são amigas de varandas, preferem as hortas maiores e mais baixas. A verdade é que as pragas são mais difíceis de controlar numa varanda, pois o ecossistema não tem o seu equilibro natural e acabamos por ficar com bichos nocivos e nada dos agradáveis, como as joaninhas. Para quem não tem a sorte de ter joaninhas, temos que ser nós a arranjar uma solução.
Se quiserem saber ainda mais sobre estes insectos podem espreitar aqui e ficam a saber tudo!

Receita para acabar com os pulgões

Existem várias receitas diferentes, umas levam tabaco, outras levam alho, mas esta é a mais simples que achei e funciona apenas com coisa que temos em casa. Testei imensas receitas de insecticidas naturais, mas ainda não tinha encontrado nenhuma que fosse realmente eficaz ou que não levasse ingredientes de difícil acesso numa cidade. Agora encontrei!
Atenção que nenhuma receita vai durar para sempre, ou seja, esses pulgões vão morrer, mas o mais provável é que passado um tempo outros voltem para as plantas. A única forma é ter sempre um borrifador com esta mistura e ir aplicando sempre que necessário. Agora, ao lado do regador já tenho este borrifador, é já um acessório da horta.

Ingredientes:

  • 1 Colher Chá de detergente da loiça (Fairy ou outro qualquer)
  • 1 Colher Chá de óleo alimentar (aquele da cozinha mesmo)
  • 1 Colher de Sopa Chá de Bicarbonato de Sódio (comecem por testar com menor quantidade, se não resultar usem uma de sopa (é o que eu uso)
  • Água
Num pulverizador pequeno (normalmente são de 600 ou 700 ml) juntar todos os ingredientes excepto o bicarbonato (dica de um leitor que indicou que o bicarbonato só deve ser adicionado depois de tudo o resto misturado) e encher com água deixando um espaço livre para conseguir misturar melhor.  Depois de tudo misturado, juntar o bicarbonato e voltar a misturar tudo muito bem e aplicar nas folhas afetadas.
Tentem não pulverizar diretamente os frutos, pois normalmente os pulgões estão nas folhas e não nos frutos. Se por algum motivo acabarem por encher os pimentos ou os morangos com esta mistura é só lavar bem antes de comer.
Testem em um ou duas folhas primeiro e se a vossa planta reagir bem, aí então, podem avançar para o resto da planta. Lembrem-se que as plantas não são todas iguais e podem nem sempre reagir bem.
Repitam o processo de 3 em 3 dias até os pulgões desaparecem. Lembrem-se que passado um tempo eles podem voltar, é normal! Isto é um inseticida, não é uma vacina. É só voltarem a aplicar o processo (ou apanharem joaninhas).
Os pulgões também gostam de alfaces, mas como elas são colhidas rapidamente (se usarem alfaces de folha lisa) acabam por não as conseguir prejudicar em demasia. Se virem que a quantidade já está exagerada, podem também aplicar esta mistura nas alfaces. Eu normalmente deixo estar e depois tiro das folhas quando as colho.
Espero que resulte para vocês como resultou comigo!
Nota: Apliquem sempre pouca quantidade e vão aumentando consoante os resultados. As folhas não necessitam de estar encharcadas. Também, tal como não se devem regar as plantas ao sol, também esta solução não deve ser aplicada sob o sol forte, porque água juntamente com sol quente faz as plantas cozinharem!
Nota 2: Dois dos nossos simpáticos leitores deixaram feedback a indicar que os pulgões desaparecem, mas as frutas e folhas ficaram queimadas. Eu não tive essa experiência, mas vou tentar ajudar!
Devem ler as notas acima e não aplicar demasiada quantidade nem aplicar na hora de muito calor (pois qualquer líquido nas folhas quando estas estão muito quente podem queimar). Devem também tentar evitar colocar nos frutos, até porque os pulgões estão normalmente na verso na folha. Deixo-vos ainda outra receita que conhecidos meus utilizam e tem bons resultados, no entanto eu nunca testei porque uso esta que indiquei.
Não se esqueçam… colocar pouca quantidade na planta, testar primeiro em algumas folhas 🙂 Para os pulgões um bocado pequeno é suficiente, principalmente se acertarmos no local certo!
Se tiverem alguma dúvida, é só deixar um comentário!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os benefícios da seriguela para o organismo

Com nome científico  Spondias purpúrea , a seriguela é uma planta da família das Anacardiaceae, também conhecida como ameixa-da-espanha, cajá vermelho e ciroela. A planta normalmente não passa dos 7 m de altura e possui ramos que se desenvolvem rentes ao solo. Possui flores perfeitas que formam frutos em cachos ou isolados. Os frutos, de mesmo nome da planta, são de coloração verde, amarela ou vermelha, dependendo do estado de maturação e sua polpa tem pequena espessura ao redor de um grande caroço. Seu sabor é doce, e quando madura tem coloração amarelo opaca e leves tons de vermelho. Originária do México e da América central, a planta tem mais de 18 espécies, encontradas em pomares domésticos pelo Brasil. Muito popular no Norte e no Nordeste do país, a fruta pode ser consumida ao natural ou em forma de doces e refrescos. Sua frutificação se dá em outubro e novembro, podendo ser colhida em dezembro e janeiro. A planta se propaga facilmente por meio de sementes, sendo multiplicada

Conheça o Frango preto da cabeça aos pés, inclusive os órgãos, a carne e a pele!

Este frango é conhecido na Indonésia como o “ Lamborghini das Aves ”, é uma das raças de frango mais raras do  mundo . Exatamente por apresentar-se totalmente negro. Tudo: penas, bico, carne, ossos, pés, unhas , órgãos.  O sangue, não é preto, mas apresenta uma tonalidade vermelho bem mais escuro do que o sangue que normalmente vimos nos frangos. Os ovos também tem coloração normal bege. Na Indonésia, principalmente nas ilhas de Sumatra  e  Java ,  é conhecido como “ Ayam Cemani ”. A palavra  Ayam  significa frango em indonésio, e Cemani  traduz como “completamente preto” em javanês.  Estas aves apresentam essa coloração como resposta a um traço genérico conhecido como ‘fibromelanose’, uma hiperpigmentação genética. A espécie é a mesma dos frangos que temos aí ( Gallus gallus domesticus ), mas essa raça possui esta variação em algum gene que define sua cor negra. Mas não se anime! Devido a raridade,  adquirir  um exemplar da Ayam Cemani pode precisar que você desembolse basta

Bonsai Kiwi, cuidados como fazer e comprar

Bonsai Kiwi . O bonsai pode ser um forte aliado na decoração de ambiente, mas também uma excelente terapia. Cuidados mínimos ajudar manter a planta sempre saudável e bonita. A planta Kiwi é uma frutífera, portanto na época seu bonsai vai florescer e dar fruto como qualquer arvore da espécie. Mudas para Bonsai Kiwi O mais importante na criação de mudas para bonsai é seguir alguns critérios de reprodução assexuada. Escolher a matriz que se quer reproduzir é um passo importante, pois ela produzirá mudas fortes e de qualidade. Bonsai Hormônio Vegetal IBA Ácido Indolbutírico O uso do hormônio vegetal é fundamental para o sucesso. O IBA  Acido Indolbutírico  é o que apresenta melhores resultados, quanto maior a concentração mais sucesso, mas o mais comum é 1000 ppm (1 gL), o que apresenta melhores resultados é 3000 ppm (3 gL). Outras opções de hormônios, além do Ácido Indolbutírico, são os hormônios ANA  Ácido Naftalenoacético  e AIA  Ácido Indolacético Bonsai Fatores na Pr