Pular para o conteúdo principal

Como plantar orquídeas, cuidados e dicas!

Resultado de imagem para orquídeas
Se você deseja saber sobre como plantar orquídeas saiba antes de mais nada que estas lindas flores são seres delicados que exigem carinho a atenção, principalmente ao se plantar a orquídea ou transplantá-la para outro vaso.
Para ajudar a todos os interessados em informações sobre como cultivar orquídeas nós disponibilizamos um curso de 10 lições por email completamente GRATUITO, esta é uma forma de agradecer pela sua visita e responder às inúmeras dúvidas que recebemos diariamente.
Se você possui essa planta em sua casa e já está na hora de colocá-la em um vaso maior, ou se você ganhou uma orquídea e quer colocá-la em um vaso mais adequado, leia atentamente as informações a seguir sobre como plantar orquídeas!

Orquídeas: mudando de vaso

No caso de orquídeas que necessitam de um novo espaço para crescer melhor, o transplante é simples: inicialmente tire a planta inteira do vaso, junto com o substrato.  Em seguida descarte todo o substrato das raízes e corte as raízes que já estão velhas. A brotação nova deve ficar no centro do vaso.
Dica: lembre-se de que a tesoura precisa estar esterelizada para realizar essa operação, para que não haja possibilidade de contaminação em sua orquídea.  Você pode esterelizar  facilmente utilizando por exemplo um isqueiro e passando a chama na tesoura.
adubo para orquideasAntes de relocar sua planta, escolha qual vaso melhor atenda suas necessidades. Orquídeas gostam muito de vasos de barro por serem mais frescos e arejados. Esses vasos são conhecidos por drenarem melhor a água, portanto, você deverá ficar mais atento para que sua planta não fique completamente seca por muito tempo.
Ao optar por vasos de plásticos, é importante saber que estes retêm mais água, ou seja, o espaço de tempo entre as regas é maior. Muitas pessoas erram ao achar que plantar orquídeas em vasos de plástico é mais fácil e não requer tantos cuidados.
Caso esse vaso seja utilizado, fique atento para que sua planta não fique encharcada de água e acabe morrendo.  Dar muita água para a orquídea é a maior causa de morte desta linda flor.
Alguns cultivadores experientes em dias quentes utilizam o truque de molhar o chão ao redor da orquídea para que a água se evapore, desta forma a orquídea pode absorver melhor a água sem risco de matá-la.
Em seu habitat natural a orquídea obtém a água de que precisa diretamente do contato com o ar ou mesmo de água que desliza sobre o local onde esteja fixada, elas são em sua maior parte proveniente dos trópicos e adoram unir-se às cascas de árvores, por isso muitas pessoas desejam saber como plantar orquídeas em troncos algo que tratamos em nosso curso gratuito.
As raízes brancas das orquídias são especialmente adaptadas para absorver a umidade e os nutrientes dissolvidos, criando o ambiente ideal. Veja mais dicas sobre como cultivar orquídeas logo abaixo.

Cuidado com o substrato da orquídea

Após a escolha do vaso para orquídea, coloque no fundo algo que drene a água, como brita ou argila estendida, encontrados facilmente em lojas especializadas. Isso fará com que o vaso não acumule água parada, fator que pode prejudicar as raízes. Depois desse procedimento, você já poderá colocar o substrato até a borda superior do vaso, fazendo com que a planta fique na superfície.
Para que sua orquídea tenha um bom desenvolvimento, ela precisa se sentir segura no local onde está. Portanto, se certifique se a planta não está balançando dentro do vaso, ela precisa estar bem fixada ao substrato.
A cada um ano e meio ou dois anos é importante trocar o substrato, pois ele acaba ficando ácido e sem nutrientes para alimentar a planta.
Após essa troca, regue bem sua orquídea e não se esqueça de adubá-la uma vez a cada 15 dias, fator importante nesse processo de readaptação. Adubação uma vez por mês é recomendado para orquídeas que não estão em fase de crescimento ou que já passaram a fase pré-floração.

Como replantar orquídeas

As orquídeas são plantas muito delicadas que exigem cuidados especiais na hora do seu plantio, as pessoas mesmo não percebem quando a primavera chega e como as plantas mudam nesse período. A luminosidade aumenta, a maioria das plantas entra em estação reprodutiva e é nesse momento que os cuidados devem mudar e as plantas devem ser mudadas de vasos para outro lugar.
Quando surgem as brotações como novas folhas e flores é a hora de replantar as suas orquídeas para um lugar maior onde elas possam se desenvolver com mais liberdade. Seguindo esses passos você verá que não é tão difícil dominar a arte de como plantar orquídeas.

Orquídeas: cuidados e dicas

Muitas das plantas que compramos em mercados e floriculturas dificilmente sobrevivem em nossos jardins ou nos vasos que plantamos em casa. Muitas das vezes o motivo é a má manutenção e a forma na qual replantamos as mudas e o modo como cuidamos delas.
Para facilitar a vida de cultivadores iniciantes ou mesmo de intermediários disponibilizamos uma série de informações através de um curso gratuito ensinando muitas dicas e conselhos sobre como plantar orquídeas, basta inserir seus dados logo abaixo. Obrigado pela sua visita!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os benefícios da seriguela para o organismo

Com nome científico  Spondias purpúrea , a seriguela é uma planta da família das Anacardiaceae, também conhecida como ameixa-da-espanha, cajá vermelho e ciroela. A planta normalmente não passa dos 7 m de altura e possui ramos que se desenvolvem rentes ao solo. Possui flores perfeitas que formam frutos em cachos ou isolados. Os frutos, de mesmo nome da planta, são de coloração verde, amarela ou vermelha, dependendo do estado de maturação e sua polpa tem pequena espessura ao redor de um grande caroço. Seu sabor é doce, e quando madura tem coloração amarelo opaca e leves tons de vermelho. Originária do México e da América central, a planta tem mais de 18 espécies, encontradas em pomares domésticos pelo Brasil. Muito popular no Norte e no Nordeste do país, a fruta pode ser consumida ao natural ou em forma de doces e refrescos. Sua frutificação se dá em outubro e novembro, podendo ser colhida em dezembro e janeiro. A planta se propaga facilmente por meio de sementes, sendo multiplicada

Conheça o Frango preto da cabeça aos pés, inclusive os órgãos, a carne e a pele!

Este frango é conhecido na Indonésia como o “ Lamborghini das Aves ”, é uma das raças de frango mais raras do  mundo . Exatamente por apresentar-se totalmente negro. Tudo: penas, bico, carne, ossos, pés, unhas , órgãos.  O sangue, não é preto, mas apresenta uma tonalidade vermelho bem mais escuro do que o sangue que normalmente vimos nos frangos. Os ovos também tem coloração normal bege. Na Indonésia, principalmente nas ilhas de Sumatra  e  Java ,  é conhecido como “ Ayam Cemani ”. A palavra  Ayam  significa frango em indonésio, e Cemani  traduz como “completamente preto” em javanês.  Estas aves apresentam essa coloração como resposta a um traço genérico conhecido como ‘fibromelanose’, uma hiperpigmentação genética. A espécie é a mesma dos frangos que temos aí ( Gallus gallus domesticus ), mas essa raça possui esta variação em algum gene que define sua cor negra. Mas não se anime! Devido a raridade,  adquirir  um exemplar da Ayam Cemani pode precisar que você desembolse basta

Bonsai Kiwi, cuidados como fazer e comprar

Bonsai Kiwi . O bonsai pode ser um forte aliado na decoração de ambiente, mas também uma excelente terapia. Cuidados mínimos ajudar manter a planta sempre saudável e bonita. A planta Kiwi é uma frutífera, portanto na época seu bonsai vai florescer e dar fruto como qualquer arvore da espécie. Mudas para Bonsai Kiwi O mais importante na criação de mudas para bonsai é seguir alguns critérios de reprodução assexuada. Escolher a matriz que se quer reproduzir é um passo importante, pois ela produzirá mudas fortes e de qualidade. Bonsai Hormônio Vegetal IBA Ácido Indolbutírico O uso do hormônio vegetal é fundamental para o sucesso. O IBA  Acido Indolbutírico  é o que apresenta melhores resultados, quanto maior a concentração mais sucesso, mas o mais comum é 1000 ppm (1 gL), o que apresenta melhores resultados é 3000 ppm (3 gL). Outras opções de hormônios, além do Ácido Indolbutírico, são os hormônios ANA  Ácido Naftalenoacético  e AIA  Ácido Indolacético Bonsai Fatores na Pr