Pular para o conteúdo principal

Ervilha Torta – vagem rica em vitaminas e de fácil cultivo


Resultado de imagem para Ervilha Torta colheita


A Ervilha Torta é uma variedade de ervilha de vagem, com um grande valor nutritivo, sendo fonte de fibras, vitaminas A, B e C, e minerais, como o Ferro, o Potássio e o Enxofre.

A Ervilha Torta é uma variedade de ervilha de vagem, com nome científico Pisum sativum. É um legume com um grande valor nutritivo, sendo fonte de fibras, vitaminas A, B e C, e minerais, como o  Ferro, o Potássio e o Enxofre. Funciona como tônico para o pâncreas, estimula o apetite e age como excelente cicatrizante.
É uma vagem originária do Oriente Médio e suas variedades se disseminaram pelo mundo passando a ser conhecida também como Ervilha de Cavaca, Ervilha Tsuruga ou Ervilha Torta de Flor Roxa.
 Deve-se proceder ao plantio depositando de 3 a 4 sementes em cada cova, com um espaçamento de aproximadamente 1 m entre as fileiras por 50 cm entre uma cova e outra. Após 5 ou 8 dias, procede-se ao desbaste, depois desse procedimento, permanecerão 2 plantas por cova. Antes do plantio, aduba-se o solo com Sulfato de Amônio, Superfosfato Simples e Cloreto de Potássio. A dosagem deve ser receitada por um engenheiro agrônomo de confiança.
É imprescindível que a Ervilha Torta esteja isenta de plantas daninhas ou quaisquer outras sujidades. Daí a necessidade de se proceder à inúmeras capinas para que os pés de ervilha permaneçam no limpo e , com isso, alcancem o seu pleno desenvolvimento. Como essa variedade pertence à família das trepadeiras, deve-se proceder ao seu estaqueamento. Dessa forma, a planta alcançará a altura desejada, sem que haja o seu tombamento ou quebra de seu caule.
Quanto à irrigação, esta deve ser feita com bastante cautela e sem excesso. Caso contrário, seu encharcamento causará o mau desenvolvimento da planta ou até a sua morte. Até o germinar, a irrigação deve ser feita de 3 em 3 dias, passando depois a cada 7 dias. Quando surgirem os primeiros grãos, deve-se irrigar o pé de ervilha de 5 a 5 dias e depois a cada 7 dias. Assim que estiver pronta para a colheita, a irrigação da Ervilha Torta deve ser suspensa.
A Ervilha Torta produz vagens com coloração verde clara, achatadas e largas. Seu comprimento pode variar dos 13 aos 15 cm e 2,5 a 3,5 de diâmetro. Quando alcançarem esse tamanho as ervilhas já estão prontas para a colheita. Um outro sinal indicativo de colheita é quando os grãos estiverem mais salientes dentro da vagem. Isso ocorre em torno de 70 dias após o plantio.
Particularidades da planta:
Nome científico: Pisum sativum;
Nomes populares: Ervilha Torta, Cavaca, Tsuruga ou Flor Roxa;
Principais produtores brasileiros: Centro-Sul;
Principais produtores mundiais: Índia, China e Estados Unidos;
Clima propício: Subtropical e Tropical;
Temperatura: entre 4 e 24ºC;
Luminosidade; do pleno sol à meia sombra;
Solo: profundo e leve, rico em matéria orgânica;
pH: entre 5,5 e 6,8;
Irrigação: regular, sem encharcamento nem escassez de água;
Tamanho da planta: de 1,2 a 1,8 m;
Coloração da vagem: verde clara;
Coloração das flores: roxa;
Cultivo: anual;
Crescimento: trepadeira, necessita de estaqueamento;
Plantio: de abril a julho;
Germinação: entre 5 e 8 dias do plantio;
Floração: o Verão e a Primavera;
Colheita: 70 dias após o plantio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os benefícios da seriguela para o organismo

Com nome científico  Spondias purpúrea , a seriguela é uma planta da família das Anacardiaceae, também conhecida como ameixa-da-espanha, cajá vermelho e ciroela. A planta normalmente não passa dos 7 m de altura e possui ramos que se desenvolvem rentes ao solo. Possui flores perfeitas que formam frutos em cachos ou isolados. Os frutos, de mesmo nome da planta, são de coloração verde, amarela ou vermelha, dependendo do estado de maturação e sua polpa tem pequena espessura ao redor de um grande caroço. Seu sabor é doce, e quando madura tem coloração amarelo opaca e leves tons de vermelho. Originária do México e da América central, a planta tem mais de 18 espécies, encontradas em pomares domésticos pelo Brasil. Muito popular no Norte e no Nordeste do país, a fruta pode ser consumida ao natural ou em forma de doces e refrescos. Sua frutificação se dá em outubro e novembro, podendo ser colhida em dezembro e janeiro. A planta se propaga facilmente por meio de sementes, sendo multipli...

Criação de cabras leiteiras, atividade prazerosa e lucrativa

A  criação de cabras  é ótima oportunidade, principalmente no semi árido – a região do sertão no Brasil. A iniciativa em incentivar a  criação de cabras  é mais um incentivo governamental para que o sertão seja cada vez mais uma região produtiva, apesar da limitações. A iniviabilidade sertaneja para desenvolvimento de culturas e criação é uma mentira que deve ser vencida dia após dia e por isso se conta com sertanejos fortes e com espírito empreendedor. A  criação de cabras , pelas vantagens que apresenta, pode ser uma oportunidade para pecuaristas de outras regiões do país, é só utilizar as técnicas certas de manejo. O projeto de criação de cabras Para que o projeto encontre sucesso na  criação de cabras  é relevante o levantamento de algumas informações. Dentre elas: Levantamento da realidade  – consiste em levantar relatórios de como é a região, qual a renda dos moradores, nível de escolaridade e experiência na  criação d...

Bonsai Kiwi, cuidados como fazer e comprar

Bonsai Kiwi . O bonsai pode ser um forte aliado na decoração de ambiente, mas também uma excelente terapia. Cuidados mínimos ajudar manter a planta sempre saudável e bonita. A planta Kiwi é uma frutífera, portanto na época seu bonsai vai florescer e dar fruto como qualquer arvore da espécie. Mudas para Bonsai Kiwi O mais importante na criação de mudas para bonsai é seguir alguns critérios de reprodução assexuada. Escolher a matriz que se quer reproduzir é um passo importante, pois ela produzirá mudas fortes e de qualidade. Bonsai Hormônio Vegetal IBA Ácido Indolbutírico O uso do hormônio vegetal é fundamental para o sucesso. O IBA  Acido Indolbutírico  é o que apresenta melhores resultados, quanto maior a concentração mais sucesso, mas o mais comum é 1000 ppm (1 gL), o que apresenta melhores resultados é 3000 ppm (3 gL). Outras opções de hormônios, além do Ácido Indolbutírico, são os hormônios ANA  Ácido Naftalenoacético  e AIA  Ácido Indolacétic...