Pular para o conteúdo principal

Como plantar couve-flor

Couve-flor
A couve-flor (Brassica oleracea Grupo Botrytis ou Brassica oleracea variedade botrytis) é uma planta da mesma espécie que a couve e o repolho, mas que produz uma cabeça que consiste de botões florais mal desenvolvidos. Cultivares com cabeças brancas são as mais comuns, mas há cultivares com cabeças laranjas, roxas e verdes, incluindo os chamados brócolis-romanescos, que são realmente couves-flores e não brócolis.
Consideradas mais difíceis de cultivar que outras couves, as couves-flores são menos tolerantes de condições extremas de temperatura e de condições inadequadas de cultivo, como falta de água e deficiências de nutrientes no solo.

Clima

É considerada uma hortaliça típica de clima frio ou ameno, mas há cultivares para plantio durante a primavera e o verão. Contudo, a couve-flor é menos tolerante a baixas e altas temperaturas do que outras plantas de sua espécie, como o repolho e a couve.
Couve-flor branca
As mudas de couve-flor podem ser transplantadas quando têm de 4 a 6 folhas - imagem original: nociveglia 

Luminosidade

Deve ser cultivada em condições de alta luminosidade, com luz solar direta.

Solo

Esta planta precisa de solo bem drenado, fértil, com boa disponibilidade de nitrogênio, rico em matéria orgânica, com pH entre 6,5 e 7.
A couve-flor precisa do micronutriente boro para se desenvolver corretamente. Se o solo for deficiente em boro, é necessário usar um adubo que contenha este micronutriente ou aplicar no solo bórax ou ácido bórico, ou alternativamente aspergir as folhas das plantas com uma solução de ácido bórico. A solução pode ser preparada utilizando-se 2 gramas de ácido bórico para cada 5 litros de água. Tais procedimentos devem ser feitos apenas quando realmente necessários, pois o excesso de boro no solo também é prejudicial.

Irrigação

A couve-flor deve ser irrigada com frequência, de forma que o solo fique sempre úmido, mas sem ficar encharcado. A couve-flor é muito sensível a falta de água no solo.
Mudas de couve-flor
Mudas de couve-flor - imagem original: Glenn 

Plantio

As sementes são geralmente semeadas em sementeiras, vasos ou canteiros, e são transplantadas quando as mudas têm de 4 a 6 folhas para o local definitivo. As sementes também podem ser semeadas diretamente na horta, retirando-se posteriormente o excesso de plantas de forma a atingir o espaçamento recomendado para a cultivar utilizada. As sementes podem ser semeadas a uma profundidade de aproximadamente 1 cm e geralmente germinam em menos de uma ou duas semanas.
A distância entre as linhas de plantio pode ser de 60 a 90 cm. Cultivares de verão podem ficar espaçadas de 45 a 60 cm. Cultivares de inverno precisam de um espaçamento de 50 a 75 cm. Para mini couves-flores use um espaçamento de 15 a 40 cm entre plantas.
Couve-flor roxa
Couve-flor roxa - imagem original: B. Carlson - Licença Creative Commons

Tratos culturais

Retire as plantas invasoras que estiverem concorrendo por nutrientes e recursos.
Para as couves-flores brancas é normalmente necessário juntar algumas folhas da planta de forma a cobrir a cabeça da couve-flor enquanto esta cresce, amarrando-as com um elástico ou com barbante. Cabeças que ficam expostas ao sol tornam-se amareladas ou amarelo-esverdeadas. A exceção são algumas cultivares que têm folhas que crescem naturalmente para cima, cobrindo a cabeça, de forma que este procedimento geralmente não é necessário.
Couve-flor laranja
Couve-flor laranja - imagem original: Drew Hubbard, Ben Waters - Licença Creative Commons

Colheita

O tempo necessário para fazer a colheita da couve-flor varia muito, podendo ocorrer de 60 a 280 dias após a semeadura, conforme a cultivar utilizada. Colha a couve-flor enquanto ela está firme e com uma aparência compacta. Quando os brotos da cabeça começam a se separar já passou do ponto de colheita, sendo de pior qualidade a couve-flor obtida.
Para colher, corte o caule de forma a manter algumas folhas para ajudar a proteger a cabeça, pois esta pode ser danificada facilmente. As folhas da couve-flor colhidas com as cabeças também podem ser consumidas.
Couve-flor romanesca ou brócolis romanesco
Normalmente chamado de brócolis-romanesco, o romanesco é realmente um cultivar de couve-flor - imagem original: Glenn -

fonte: http://hortas.info/como-plantar-couve-flor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os benefícios da seriguela para o organismo

Com nome científico  Spondias purpúrea , a seriguela é uma planta da família das Anacardiaceae, também conhecida como ameixa-da-espanha, cajá vermelho e ciroela. A planta normalmente não passa dos 7 m de altura e possui ramos que se desenvolvem rentes ao solo. Possui flores perfeitas que formam frutos em cachos ou isolados. Os frutos, de mesmo nome da planta, são de coloração verde, amarela ou vermelha, dependendo do estado de maturação e sua polpa tem pequena espessura ao redor de um grande caroço. Seu sabor é doce, e quando madura tem coloração amarelo opaca e leves tons de vermelho. Originária do México e da América central, a planta tem mais de 18 espécies, encontradas em pomares domésticos pelo Brasil. Muito popular no Norte e no Nordeste do país, a fruta pode ser consumida ao natural ou em forma de doces e refrescos. Sua frutificação se dá em outubro e novembro, podendo ser colhida em dezembro e janeiro. A planta se propaga facilmente por meio de sementes, sendo multiplicada

Conheça o Frango preto da cabeça aos pés, inclusive os órgãos, a carne e a pele!

Este frango é conhecido na Indonésia como o “ Lamborghini das Aves ”, é uma das raças de frango mais raras do  mundo . Exatamente por apresentar-se totalmente negro. Tudo: penas, bico, carne, ossos, pés, unhas , órgãos.  O sangue, não é preto, mas apresenta uma tonalidade vermelho bem mais escuro do que o sangue que normalmente vimos nos frangos. Os ovos também tem coloração normal bege. Na Indonésia, principalmente nas ilhas de Sumatra  e  Java ,  é conhecido como “ Ayam Cemani ”. A palavra  Ayam  significa frango em indonésio, e Cemani  traduz como “completamente preto” em javanês.  Estas aves apresentam essa coloração como resposta a um traço genérico conhecido como ‘fibromelanose’, uma hiperpigmentação genética. A espécie é a mesma dos frangos que temos aí ( Gallus gallus domesticus ), mas essa raça possui esta variação em algum gene que define sua cor negra. Mas não se anime! Devido a raridade,  adquirir  um exemplar da Ayam Cemani pode precisar que você desembolse basta

Bonsai Kiwi, cuidados como fazer e comprar

Bonsai Kiwi . O bonsai pode ser um forte aliado na decoração de ambiente, mas também uma excelente terapia. Cuidados mínimos ajudar manter a planta sempre saudável e bonita. A planta Kiwi é uma frutífera, portanto na época seu bonsai vai florescer e dar fruto como qualquer arvore da espécie. Mudas para Bonsai Kiwi O mais importante na criação de mudas para bonsai é seguir alguns critérios de reprodução assexuada. Escolher a matriz que se quer reproduzir é um passo importante, pois ela produzirá mudas fortes e de qualidade. Bonsai Hormônio Vegetal IBA Ácido Indolbutírico O uso do hormônio vegetal é fundamental para o sucesso. O IBA  Acido Indolbutírico  é o que apresenta melhores resultados, quanto maior a concentração mais sucesso, mas o mais comum é 1000 ppm (1 gL), o que apresenta melhores resultados é 3000 ppm (3 gL). Outras opções de hormônios, além do Ácido Indolbutírico, são os hormônios ANA  Ácido Naftalenoacético  e AIA  Ácido Indolacético Bonsai Fatores na Pr