Pular para o conteúdo principal

Saiba como fazer inseminação artificial em bovinos


Entende-se por inseminação artificial o ato de deposição do sêmen no útero da fêmea, por meio de materiais apropriados, invés de ocorrer a cópula com um touro, com a finalidade de concepção.
Na inseminação artificial, a monta é substituída pela colocação do sêmen no aparelho reprodutivo da vaca. Utiliza-se, para a inseminação artificial de bovinos, um aplicador, que é introduzido na vulva da fêmea, atravessa a vagina, a cérvix e permite a deposição do sêmen na entrada do útero.
O sêmen utilizado na inseminação é diluído. Isso porque, enquanto na monta grande parte dos espermatozoides se perde no trajeto entre a entrada da cérvix e o útero, na inseminação, o número de espermatozoides que chega ao útero da vaca é o mesmo contido numa dose de sêmen. É claro que a fecundação dependerá também da presença do óvulo fértil no útero.
manejo reprodutivo tem por objetivo fazer com que uma vaca tenha o maior número de crias ao longo de sua vida, garantindo o maior tempo de lactação possível. E, ainda, procura fazer com que as crias sejam animais geneticamente superiores. De forma geral, a inseminação tenta agir sobre estes dois aspectos: aproveitar ao máximo os cios da matriz, e fazer com que as crias tenham maior potencial produtivo, por conta do uso de sêmen de reprodutores melhoradores, a um custo relativamente baixo.
O avanço da inseminação artificial na pecuária brasileira tem sido intenso, o que demonstra que as vantagens oferecidas pela técnica são muito grandes. Entretanto, para que sua adoção seja um sucesso, é fundamental um bom treinamento para os responsáveis por sua aplicação na propriedade, quer sejam técnicos ou vaqueiros.
O curso “Inseminação Artificial em Bovinos – Convencional e em Tempo Fixo”, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, apresenta técnicas que possibilitarão omelhoramento genético e o aproveitamento máximo do cio da matriz. A coordenação técnica e científica do curso ficou a cargo do professor Luis Fonseca Matos, médico veterinário e doutor em produção animal, coordenador dos cursos de biotecnologia em reprodução bovina do CPT Cursos Presenciais e professor de biotecnologia da reprodução do curso de Medicina Veterinária da Univiçosa.

<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/7mG9DOjWOsw" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça o Frango preto da cabeça aos pés, inclusive os órgãos, a carne e a pele!

Este frango é conhecido na Indonésia como o “ Lamborghini das Aves ”, é uma das raças de frango mais raras do  mundo . Exatamente por apresentar-se totalmente negro. Tudo: penas, bico, carne, ossos, pés, unhas , órgãos.  O sangue, não é preto, mas apresenta uma tonalidade vermelho bem mais escuro do que o sangue que normalmente vimos nos frangos. Os ovos também tem coloração normal bege. Na Indonésia, principalmente nas ilhas de Sumatra  e  Java ,  é conhecido como “ Ayam Cemani ”. A palavra  Ayam  significa frango em indonésio, e Cemani  traduz como “completamente preto” em javanês.  Estas aves apresentam essa coloração como resposta a um traço genérico conhecido como ‘fibromelanose’, uma hiperpigmentação genética. A espécie é a mesma dos frangos que temos aí ( Gallus gallus domesticus ), mas essa raça possui esta variação em algum gene que define sua cor negra. Mas não se anime! Devido a raridade,  adquirir  um exemplar da Ayam Cemani pode precisar que você desembolse basta

Os benefícios da seriguela para o organismo

Com nome científico  Spondias purpúrea , a seriguela é uma planta da família das Anacardiaceae, também conhecida como ameixa-da-espanha, cajá vermelho e ciroela. A planta normalmente não passa dos 7 m de altura e possui ramos que se desenvolvem rentes ao solo. Possui flores perfeitas que formam frutos em cachos ou isolados. Os frutos, de mesmo nome da planta, são de coloração verde, amarela ou vermelha, dependendo do estado de maturação e sua polpa tem pequena espessura ao redor de um grande caroço. Seu sabor é doce, e quando madura tem coloração amarelo opaca e leves tons de vermelho. Originária do México e da América central, a planta tem mais de 18 espécies, encontradas em pomares domésticos pelo Brasil. Muito popular no Norte e no Nordeste do país, a fruta pode ser consumida ao natural ou em forma de doces e refrescos. Sua frutificação se dá em outubro e novembro, podendo ser colhida em dezembro e janeiro. A planta se propaga facilmente por meio de sementes, sendo multiplicada

Bonsai Kiwi, cuidados como fazer e comprar

Bonsai Kiwi . O bonsai pode ser um forte aliado na decoração de ambiente, mas também uma excelente terapia. Cuidados mínimos ajudar manter a planta sempre saudável e bonita. A planta Kiwi é uma frutífera, portanto na época seu bonsai vai florescer e dar fruto como qualquer arvore da espécie. Mudas para Bonsai Kiwi O mais importante na criação de mudas para bonsai é seguir alguns critérios de reprodução assexuada. Escolher a matriz que se quer reproduzir é um passo importante, pois ela produzirá mudas fortes e de qualidade. Bonsai Hormônio Vegetal IBA Ácido Indolbutírico O uso do hormônio vegetal é fundamental para o sucesso. O IBA  Acido Indolbutírico  é o que apresenta melhores resultados, quanto maior a concentração mais sucesso, mas o mais comum é 1000 ppm (1 gL), o que apresenta melhores resultados é 3000 ppm (3 gL). Outras opções de hormônios, além do Ácido Indolbutírico, são os hormônios ANA  Ácido Naftalenoacético  e AIA  Ácido Indolacético Bonsai Fatores na Pr