Pesquisar este blog

- Rancho D'Ajuda - Como plantar alho Poró - Que Delícia de Roça! Como fazer doce de figo cristalizado - Gir leiteiro como o próprio nome diz - Como plantar Kiuí - Como plantar pimentão - 3 dicas para quem quer plantar tomate - momento de plantar - Que Delícia de Roça! Broa de fubá - Maracujá roxo é nova opção para agricultores - Que Delícia de Roça! Como fazer galinhada Rancho D'Ajuda

domingo, 11 de setembro de 2016

Conheça Tomate Arbóreo

Imagens Rancho D'Ajuda
O tomate arbóreo, tomate inglês ou tamarilho pertence à família das Solanáceas e é uma pequena árvore que podemos encontrar em toda a Ilha da Madeira, desde os 300 m de altitude na costa norte e os 400 m de altitude na costa sul, sendo frequente encontrá-lo isolado ou em plantações de pequena dimensão nos concelhos de Santana (Arco de São Jorge, São Jorge e Santana) e Santa Cruz (Camacha). É uma espécie nativa dos Andes, de onde se expandiu para todas as zonas de clima subtropical. Em Portugal Continental encontra-se nas zonas temperadas junto à costa.
Resultado de imagem para tomate arbóreo cultivo
Esta árvore possui porte arbustivo de 2 a 3 m de altura e é facilmente reconhecida pelas suas folhas grandes. É uma planta monoica hermafrodita, ou seja, as flores possuem os dois sexos. Vive cerca de 5 a 6 anos, entra em produção no 2.º ano e produz um máximo de frutos aos 3/4 anos.
Propaga-se com muita facilidade quer por semente como por estacaria. Deve ser plantada no início da estação húmida com um compasso de 4m x 2,5m.
Prefere clima temperado subtropical, locais de humidade média-alta. Gosta de solos bem drenados, frescos e ligeiramente ácidos, sendo muito sensível à falta de água. É uma planta que prefere situações de plena luz, podendo ser cultivada ao sol, exceto em situações de excessiva seca. Necessita proteção dos ventos e das geadas. Requer solos arenosos e férteis, ricos em matéria orgânicos.
Esta planta responde bem à fertilização, pelo que em plantação utiliza-se o estrume e faz-se uma aplicação de fósforo e potássio e, em cobertura, fazem-se 2 a 3 aplicações de azoto. As quantidades de fertilizantes a aplicar são definidas de acordo com os resultados das análises de solo.
É uma planta rústica no que diz respeito às pragas e doenças, sendo os afídios e tripes (flores, folhas), o oídio e a antracnose (frutos) as enfermidades mais comuns.
A poda é importante para estimular a ramificação e deve ser feita para eliminar os galhos que já tenham frutificado e induzir a formação de novos galhos. Nas árvores em produção poda-se os ramos mortos ou doentes.
O fruto, com semelhanças ao tomate, é oval e pontiagudo no extremo inferior e tem uma cor que varia do vermelho ao laranja.
A colheita é realizada entre os meses de novembro e março, sendo que deve ser colhido apenas quando apresenta cor uniforme. A média de produção por árvore situa-se entre os 15 a 20kg/ano.
É possível adquirir plantas de tomate arbóreo no Centro de Desenvolvimento de Fruticultura Subtropical.
Divisão de Fruticultura
Quebradas de Baixo - São Martinho
Tel.: 291 764502
E-mail: dfr.dradr.sra@gov-madeira.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TOP 10: Mais Acessadas

Arquivo do blog