Pesquisar este blog

- Rancho D'Ajuda - Como plantar alho Poró - Que Delícia de Roça! Como fazer doce de figo cristalizado - Gir leiteiro como o próprio nome diz - Como plantar Kiuí - Como plantar pimentão - 3 dicas para quem quer plantar tomate - momento de plantar - Que Delícia de Roça! Broa de fubá - Maracujá roxo é nova opção para agricultores - Que Delícia de Roça! Como fazer galinhada Rancho D'Ajuda

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Calendário agrícola: as melhores épocas para plantar

Resultado de imagem para plantaçao
plantio de culturas depende muito das condições climáticas para ter qualidade, sendo assim, a plantação e a colheita de determinados alimentos variam entre as regiões do Brasil. Confira o melhor período para plantar e colher as principais culturas do país.

Arroz: o frio e a radiação solar intensa durante as fases críticas da planta são condições climáticas que podem acarretar baixa produtividade. A temperatura ideal para o desenvolvimento do arroz é entre 20 e 35 °C para germinação, 30 e 35 °C para floração e entre 20 e 25°C para colheita. O plantio ocorre entre setembro e dezembro, e a colheita no período de janeiro a maio, podendo variar de região para região.
Calendário Agrícola as melhores épocas para plantar -- Branco
Milho: o milho pode ser plantado em qualquer região na época de chuvas, dias secos atrapalham seu plantio. De agosto a dezembro acontece seu plantio, e entre janeiro e junho, sua colheita.
Calendário Agrícola as melhores épocas para plantar - Branco
Soja: a água e a temperatura certa são os fatores principais para a plantação de soja. O período indicado para plantio é entre outubro e janeiro, e de fevereiro a maio faz-se a colheita.
Calendário Agrícola as melhores épocas para plantar -- Branco
Cana-de-açúcar: para um melhor plantio da cana-de-açúcar é necessária uma temperatura de solo de 32 a 38 °C, e a temperatura durante o dia para um crescimento forte deve ser de 22 a 30°C.  Temperaturas muito baixas prejudicam a produtividade da cana. Entre outubro e janeiro é plantada a cana, para ser colhida no período de abril a setembro.
Calendário Agrícola as melhores épocas para plantar - Branco
Café: a temperatura ideal para o cultivo do café é entre 19 e 22 °C, seu plantio é indicado de setembro a maio e colheita ocorre de maio a agosto.
Calendário Agrícola as melhores épocas para plantar -- Branco
Trigo: o plantio é indicado para os meses de maio a julho, e a colheita, de setembro a dezembro. Uma das principais causas para a perda dos grãos durante o período de florescimento e enchimento é a temperatura elevada e a alta umidade.
Calendário Agrícola as melhores épocas para plantar _ Branco
Mandioca: é um alimento que suporta diferentes altitudes, e a faixa de temperatura anual deve ser de 20 a 27 °C. Ela pode ser cultivada em regiões sem estação seca, mas também em regiões semiáridas, desde que não ocorra deficiência de água nos primeiros cinco meses de cultivo. Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, a mandioca é plantada de setembro a dezembro e colhida de março a agosto. Já no Nordeste, o plantio ocorre de março a abril e a colheita de junho a outubro. No Norte, o produto é plantado de setembro a abril e colhido entre março e julho.
Calendário Agrícola as melhores épocas para plantar _ Branco
Feijão: a temperatura ideal para o desenvolvimento do feijão é de 18 a 24 °C durante o dia e de 15 a 21 °C, durante a noite. O plantio é feito de outubro a dezembro, e a colheita, de janeiro a abril.
Calendário Agrícola as melhores épocas para plantar - Branco
Conte com quem cuida da sua lavoura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TOP 10: Mais Acessadas

Arquivo do blog