Pular para o conteúdo principal

9 perguntas sobre laranjeiras

Resultado de imagem para laranjeiras
1) Fruto bicolor: Gostaria de saber o motivo que levou uma laranja a nascer com casca amarela e verde.
Nelson Cremasco, por email
Plantas de propagação vegetativa, os citros são muito suscetíveis à ocorrência de quimeras. O fenômeno representa a união de tecidos diferentes das plantas, que ocorre no momento da formação de um órgão, no caso o fruto. Como esses tecidos diferentes já são determinados geneticamente – estão programados para se diferenciarem (folhas, caules, casca, sementes e outros) –, ao se unirem mantém a identidade genética. Como resultado, o órgão ou o tecido, na região onde se encontram, apresentam-se distintos. Evento natural, o quimerismo não chega a prejudicar a planta.
2) Fungo nas folhas: Gostaria de saber por quê as folhas e os frutos da laranjeira do meu pai estão acinzentadas e parecendo podres?
Debora Mello, de Santa Maria (RJ)
A laranjeira está coberta de fumagina, um fungo denominado Capnodium sp que cresce sobre folhas, frutos e ramos. Embora não cause dano direto à planta, impede que as folhas façam a fotossíntese por cobri-las com o micélio negro. A fumagina ocorre porque o fungo encontra na planta condições de crescimento favorecidas por uma substância adocicada secretada por insetos, como pulgões e cochonilhas. Assim, é importante combater essas pragas para redução da fumagina. O controle pode ser feito com inseticidas naturais, como extratos de nim, e limpeza das folhas.
3) Deformidade: Quais motivos levaram as laranjas decopon a ficarem deformadas?
Lázaro Rodrigues Camargo, de Osasco (SP)
O tangor (resultado do cruzamento entre laranja e tangerina) decopon, como qualquer outro citro, pode ser atacado por insetos e ácaros na fase inicial de desenvolvimento, levando o fruto a apresentar deformidades por causa de lesões no tecido jovem. Vírus e fungos, contudo, também podem ser a causa de um fruto disforme. Assim, é necessário que seja realizada uma investigação detalhada das condições do plantio. Além disso, é importante acompanhar se o problema irá persistir nas próximas frutificações. O tratamento com inseticidas ou acaricidas poderá ser uma medida exigida. Neste caso, a recomendação é consultar um engenheiro agrônomo, profissional habilitado para dar orientações aos agricultores que pode ser encontrado em casas de agricultura do município.
4) Ferrugem: Qual produto é indicado para combater a ferrugem que está enrolando as folhas dos pés de limão e de laranja? Como deve ser a aplicação?
Luis Eduardo Silva Nascimento, por email
Apesar de não ser possível afirmar conclusivamente somente por meio de visualização por imagem das árvores de citros, o cancro cítrico parece ser a doença que está danificando as plantas. Causada por uma bactéria, a enfermidade afeta todas as espécies e variedades de citros de importância comercial. Entre os danos da ação do cancro cítrico estão desfolha de plantas, queda prematura e lesões em frutos, que depreciam a qualidade da produção. Caso esse diagnóstico se confirme, não há tratamento curativo para a doença. De acordo com a legislação federal, é recomendada a eliminação da planta doente para reduzir a possibilidade de contaminação em outros exemplares de citros.
CONSULTOR: MARCOS ANTÔNIO MACHADO, pesquisador do Instituto Agronômico (IAC) de Campinas, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, (19) 2137-0613
5) Ataque de brocas: Qual tratamento devo realizar para curar o amarelecimento dos frutos e a queda das folhas do pequeno pomar de laranjas e tangerinas, localizado em meu sítio em Itapetininga, SP?
Daniel José de Oliveira, de Boituva (SP)
Trata-se do ataque de brocas em plantas de laranjas e de tangerinas, cujos frutos ricos em vitamina C e dotados de muitos nutrientes têm como principal derivado o suco in natura, além de serem matéria-prima para a produção de geleias, compotas, licores e outras receitas culinárias. As brocas provocam prejuízos diretos na cultura de ambos os citros, sendo de difícil controle em alguns casos. Se os insetos estiverem no tronco das laranjeiras e das tangerineiras, não há uma medida de controle efetiva da praga. Assim, recomenda-se a erradicação da planta e o replantio de uma nova muda na área. Mas, se as brocas estiverem nos ramos, corte-os e queime-os para garantir a eliminação das brocas. A injeção de inseticidas específicos, que devem ser adquiridos em lojas especializadas com receituário agronômico, também é eficaz no combate à praga.
6) Mancha amarela: Como posso controlar uma mancha amarela que cobre as folhas, as quais caem em seguida, e acaba matando os pés de laranja e de poncã em minha chácara, em Corguinho (MS)?
José Barbosa Alves, de Campo Grande (MS)
Manchas amarelas em folhas de laranjeiras podem ser fungos oportunistas que crescem, geralmente, devido à alta umidade local. Recomenda-se retirar da planta as partes afetadas pelas manchas e queimá-las. A poda dos ramos internos, chamados de ladrões, é outra medida importante. A prática permite uma abertura nas copas, o que favorecerá o aumento de insolação no interior da fruteira. A incidência de raios solares em toda a planta contribui para a diminuição da ocorrência de doenças. Também ajuda na limpeza da laranjeira o uso de calda à base de cobre. Aplique duas vezes, com intervalo de 30 dias, a calda bordalesa – uma mistura de sulfato de cobre e cal virgem, que pode ser adquirida na forma líquida ou em pó solúvel em lojas especializadas. Para preparo do produto no local, acomode cristais do sulfato de cobre em um saco de tecido e, por algumas horas até que se dissolvam, mantenha o material mergulhado em um recipiente de plástico com 50 litros de água. Em outro recipiente de mesmo volume, acrescente água e cal, sempre mexendo a mistura. Junte os dois preparados em um terceiro recipiente de 100 litros até que se tornem uma solução bem homogeneizada e de reação neutra, condição que pode ser verificada por dois métodos. Em contato com a calda, um papel de tornassol tem de ficar azul ou inalterada a aparência de uma lâmina de aço oxidável imersa por um minuto na solução. Adicione cal se for o caso de corrigir a neutralidade a calda. Com equipamentos de proteção individual, como botas, luvas e cuidados com o rosto, para evitar a inalação da substância, pulverize as árvores frutíferas com o fungicida.
CONSULTOR: FERNANDO ALVES DE AZEVEDO, pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Campinas, SP, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
7) Laranja rachada: Gostaria de saber quais as causas que levam a nascerem rachadas as laranjas do pé que tenho em casa. Como evitar?
Gleiciane, por email, de Nova Russas (CE)
A ocorrência de rachaduras em laranjas é um problema fisiológico que resulta do efeito provocado, em qualquer fruta cítrica, pelas alterações climáticas. Períodos de seca elevada seguidos de chuva em grande volume, por exemplo, aceleram o desenvolvimento do fruto em velocidade superior ao crescimento da sua própria casca. Assim, ao se expandir mais rapidamente, a parte interna do fruto rompe a casca formando a “risadinha”, como essas rachaduras são conhecidas popularmente. As alternativas para evitar o dano, no entanto, restringem-se apenas a medidas paliativas. Providencie uma adubação equilibrada e capriche na adição de potássio. Faça o raleio das frutas que já apresentam rachadura na superfície da casca e, durante a seca, regue as plantações com frequência.
8) Larvas: Será que são as larvas, pequenas minhoquinhas que estão comendo as folhas novas, responsáveis pela falta de produção de frutos em plantações de laranjeiras e bergamoteiras de mais de quatro anos?
Marcial Rosolen, de Roca Sales (RS)
A falta de frutificação em plantações de laranjeiras tem como principais causas utilização de mudas não enxertadas (pé franco), disponibilidade insuficiente de água, ausência ou uso inadequado de adubação. Embora a larva minadora dos citros seja uma praga comum na cultura de laranja, ela não é responsável direta pela não ocorrência de frutificação na planta cítrica. No entanto, é recomendado seu controle com aplicação de inseticidas indicados por um profissional da área agrícola. Ele também deve ser habilitado para dar instruções sobre as doses corretas, garantia de registro, seletividade aos inimigos naturais e uso de equipamentos de proteção individual (EPI). É importante ressaltar que a compra de defensivos agrícolas, que são vendidos em casas agropecuárias, e a pulverização dos produtos nas laranjeiras podem ser realizadas somente com a apresentação de receituário agronômico.
9) Folhas enrugadas: Gostaria de saber como corrigir o crescimento das minhas laranjeiras, que estão com as folhas jovens enrugadas. O que devo fazer para que produzam bons frutos?
Hiroshi Yamaguchi, de Santo André (SP)
Folhas enrugadas em laranjeiras podem ser resultantes de deficiência mineral da planta e de ataque de pulgões ou larva minadora dos citros, a praga mais comum no surgimento desse sintoma em citros. É importante identificar a presença do inimigo no início da infestação, quando os brotos estiverem na fase de recém-emergidos. Examine em cada planta alguns ponteiros de ramos. Imediatamente, use como controle inseticidas recomendados por um profissional da área, que poderá também orientar as doses corretas, a garantia de registro, seletividade aos inimigos naturais e uso de equipamentos de proteção individual (EPI). A compra de defensivos agrícolas, que são vendidos em casas agropecuárias, e a pulverização dos produtos nas fruteiras na época da infestação, podem ser realizadas somente com a apresentação de receituário agronômico.
CONSULTOR: JOSÉ DAGOBERTO DE NEGRI, engenheiro agrônomo e pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Rod. Anhanguera, km 158, Caixa Postal 04, CEP 13490-970, Cordeirópolis, SP, tel. (19) 3546-1399, faleconosco@centrodecitricultura.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os benefícios da seriguela para o organismo

Com nome científico  Spondias purpúrea , a seriguela é uma planta da família das Anacardiaceae, também conhecida como ameixa-da-espanha, cajá vermelho e ciroela. A planta normalmente não passa dos 7 m de altura e possui ramos que se desenvolvem rentes ao solo. Possui flores perfeitas que formam frutos em cachos ou isolados. Os frutos, de mesmo nome da planta, são de coloração verde, amarela ou vermelha, dependendo do estado de maturação e sua polpa tem pequena espessura ao redor de um grande caroço. Seu sabor é doce, e quando madura tem coloração amarelo opaca e leves tons de vermelho. Originária do México e da América central, a planta tem mais de 18 espécies, encontradas em pomares domésticos pelo Brasil. Muito popular no Norte e no Nordeste do país, a fruta pode ser consumida ao natural ou em forma de doces e refrescos. Sua frutificação se dá em outubro e novembro, podendo ser colhida em dezembro e janeiro. A planta se propaga facilmente por meio de sementes, sendo multiplicada

Conheça o Frango preto da cabeça aos pés, inclusive os órgãos, a carne e a pele!

Este frango é conhecido na Indonésia como o “ Lamborghini das Aves ”, é uma das raças de frango mais raras do  mundo . Exatamente por apresentar-se totalmente negro. Tudo: penas, bico, carne, ossos, pés, unhas , órgãos.  O sangue, não é preto, mas apresenta uma tonalidade vermelho bem mais escuro do que o sangue que normalmente vimos nos frangos. Os ovos também tem coloração normal bege. Na Indonésia, principalmente nas ilhas de Sumatra  e  Java ,  é conhecido como “ Ayam Cemani ”. A palavra  Ayam  significa frango em indonésio, e Cemani  traduz como “completamente preto” em javanês.  Estas aves apresentam essa coloração como resposta a um traço genérico conhecido como ‘fibromelanose’, uma hiperpigmentação genética. A espécie é a mesma dos frangos que temos aí ( Gallus gallus domesticus ), mas essa raça possui esta variação em algum gene que define sua cor negra. Mas não se anime! Devido a raridade,  adquirir  um exemplar da Ayam Cemani pode precisar que você desembolse basta

Bonsai Kiwi, cuidados como fazer e comprar

Bonsai Kiwi . O bonsai pode ser um forte aliado na decoração de ambiente, mas também uma excelente terapia. Cuidados mínimos ajudar manter a planta sempre saudável e bonita. A planta Kiwi é uma frutífera, portanto na época seu bonsai vai florescer e dar fruto como qualquer arvore da espécie. Mudas para Bonsai Kiwi O mais importante na criação de mudas para bonsai é seguir alguns critérios de reprodução assexuada. Escolher a matriz que se quer reproduzir é um passo importante, pois ela produzirá mudas fortes e de qualidade. Bonsai Hormônio Vegetal IBA Ácido Indolbutírico O uso do hormônio vegetal é fundamental para o sucesso. O IBA  Acido Indolbutírico  é o que apresenta melhores resultados, quanto maior a concentração mais sucesso, mas o mais comum é 1000 ppm (1 gL), o que apresenta melhores resultados é 3000 ppm (3 gL). Outras opções de hormônios, além do Ácido Indolbutírico, são os hormônios ANA  Ácido Naftalenoacético  e AIA  Ácido Indolacético Bonsai Fatores na Pr