Pular para o conteúdo principal

Dicas Para Cultivar Mangas



Imagem Rancho D'Ajuda  ranchodajuda.blogspot.com

Existem algumas frutas que, apesar de não serem nativas do nosso país, são extremamente brasileiras. A manga é uma destas frutas, que além de ter a cara do Brasil é muito consumida por aqui. Se você quer ter uma mangueira em casa, saiba alguns detalhes sobre o cultivo mais abaixo

Características da Manga

A manga é um fruto da mangueira, uma das espécies de planta da família das Anacardiaceae e que cientificamente é chamada de Mangifera indica. Uma árvore frutífera de porte médio que quando bem cultivada mede no mínimo 12 metros de altura e pode chegar até os 30 metros dependendo da sua variedade. Esta planta tem origem na Ásia, mas pode ser encontrada em diversas partes do mundo e aqui no Brasil está entre as frutas mais cultivadas e consequentemente, entre as mais populares.
Apesar do fruto ser o principal atrativo e tê-los é o maior motivo de plantarmos uma mangueira, esta árvore é muito usada no paisagismo principalmente para proporcionar sombra já que a sua espessura e altura permitem isso com eficiência. Evite apenas cultivar a mangueira em locais públicos ou então em estacionamentos porque quando dos frutos caem, podem danificar os carros ou até mesmo causar algum acidente com pessoas. Eles são pesados e com a velocidade que caem da árvore tornam-se mais pesados ainda.
Já a polpa da manga é amarela sempre, com uma única e bem grande semente que popularmente é chamado de “caroço”. Ela apresenta alguns pelos em sua composição que acaba fazendo parte da formação de toda a polpa. A semente não é consumida. A polpa da manga possui uma grande quantidade de vitamina A em sua composição.
Você encontrará muitas mangas no mercado. Como citamos mais acima, existem diversas variedades da fruta e entre as mais comercializadas estão as variedades “Tommy Atkins”, “Palmer”, “Keitt”, “Haden”, “Coração de boi”, “Carlota”, “Espada”, “Van Dick”, “Rosa” e “Bourbon”.

Sobre O Solo Para Cultivo da Mangueira

Mesmo que o clima não seja muito eficiente para o cultivo de determinadas espécies de plantas,o solo proporciona um melhor desenvolvimento da espécie com toda certeza. Então existem alguns detalhes sobre o solo que são bem importantes na hora do cultivo. Eles devem ser férteis, com uma profundidade considerável já que quanto maior a planta, mais terreno ela precisará para se firmar à terra.
A mangueira é uma planta rústica, o que vai fazer com que ela se adapte bem em diversos solos, inclusive os pobres e com baixa produtividade. Claro que a irrigação conta muito, tanto que vamos saber como fazer isso de forma correta mais abaixo.
O solo ideal para cultivar a sua mangueira é aquele com média fertilidade, que podem ser arenosos até argilosos que a planta se desenvolve bem. A capacidade de drenagem do solo da mangueira é muito importante porque esta é uma planta muito grande e vai precisar de locais que retêm mais a água. O pH do solo ideal para cultivar a mangueira é entre 5,5 a 6,8.
Para se ter uma mangueira bonita, o seu solo deve ser preparado com pelo menos três meses antes do plantio, onde ele passar por dois processos chamados roçagem e destocamento da área. É necessário também que coletas para análise do solo sejam feitas para saber quais as reais necessidades de fertilização da planta.

Adubação

Fazer a adubação correta da planta vai evitar diversos problemas. Você terá uma planta bem desenvolvida, forte e que dará muitos frutos principalmente na época certa. Além de ajudar na “alimentação” da planta, os adubos evitam que a sua mangueira fique vulnerável á pragas e doenças comuns em plantas e quando se trata de árvores grandes, essa vulnerabilidade aumenta ainda mais.
No caso das mangueiras, o melhor a fazer é aplicar 10 litros de esterco de curral por cada cova da planta ou então 3 litros de esterco de galinha também por cada cova. Esse esterco antes de ser aplicado à terra, deve ser misturado à 1 quilo de superfosfato simples e 25 gramas de sulfato de zinco. Essa mistura deve ir à terra sempre antes do plantio.

Espaçamento Entre As Mangueiras

É comum você ver mais de uma mangueira cultivada no mesmo ambiente, pois tanto a variedade de frutas é grande como o seu consumo também. Como esta espécie é uma árvore muito alta, a sua raiz por consequência será muito grande e firme. Cultivar diversas plantas próximas pode causar um rompimento do terreno, emaranhado de raízes e outros problemas que vão atrapalhar o crescimento correto da sua mangueira.
Então, para que sua plantação de mangueiras cresça bem, o espaçamento ideal para o plantio da espécie é de 7 metros para a lateral e 4 metros para a frente ou para a trás da planta.

Dicas Para Cultivar Mangas (16)


Colhendo Frutos

Claro que você pode tirar alguns frutos da sua mangueira, mas indicamos que sempre espere que eles caiam naturalmente, pois assim saberá que eles estão totalmente maduros. Se você não quer que a manga caia diretamente no solo para não sofrer um impacto maior e machucar a casca, comprometendo a qualidade do fruto ou correr o risco que animais danifiquem-no, algumas precauções podem ser tomadas.

Dicas Para Cultivar Mangas (18)

Você pode utilizar redes ou artifícios na altura ideal para que as frutas caiam e jamais sofram os problemas citados acima. Isso também vai evitar os acidentes que nos referimos no início de nossa conversa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça o Frango preto da cabeça aos pés, inclusive os órgãos, a carne e a pele!

Este frango é conhecido na Indonésia como o “ Lamborghini das Aves ”, é uma das raças de frango mais raras do  mundo . Exatamente por apresentar-se totalmente negro. Tudo: penas, bico, carne, ossos, pés, unhas , órgãos.  O sangue, não é preto, mas apresenta uma tonalidade vermelho bem mais escuro do que o sangue que normalmente vimos nos frangos. Os ovos também tem coloração normal bege. Na Indonésia, principalmente nas ilhas de Sumatra  e  Java ,  é conhecido como “ Ayam Cemani ”. A palavra  Ayam  significa frango em indonésio, e Cemani  traduz como “completamente preto” em javanês.  Estas aves apresentam essa coloração como resposta a um traço genérico conhecido como ‘fibromelanose’, uma hiperpigmentação genética. A espécie é a mesma dos frangos que temos aí ( Gallus gallus domesticus ), mas essa raça possui esta variação em algum gene que define sua cor negra. Mas não se anime! Devido a raridade,  adquirir  um exemplar da Ayam Cemani pode precisar que você desembolse basta

Os benefícios da seriguela para o organismo

Com nome científico  Spondias purpúrea , a seriguela é uma planta da família das Anacardiaceae, também conhecida como ameixa-da-espanha, cajá vermelho e ciroela. A planta normalmente não passa dos 7 m de altura e possui ramos que se desenvolvem rentes ao solo. Possui flores perfeitas que formam frutos em cachos ou isolados. Os frutos, de mesmo nome da planta, são de coloração verde, amarela ou vermelha, dependendo do estado de maturação e sua polpa tem pequena espessura ao redor de um grande caroço. Seu sabor é doce, e quando madura tem coloração amarelo opaca e leves tons de vermelho. Originária do México e da América central, a planta tem mais de 18 espécies, encontradas em pomares domésticos pelo Brasil. Muito popular no Norte e no Nordeste do país, a fruta pode ser consumida ao natural ou em forma de doces e refrescos. Sua frutificação se dá em outubro e novembro, podendo ser colhida em dezembro e janeiro. A planta se propaga facilmente por meio de sementes, sendo multiplicada

Bonsai Kiwi, cuidados como fazer e comprar

Bonsai Kiwi . O bonsai pode ser um forte aliado na decoração de ambiente, mas também uma excelente terapia. Cuidados mínimos ajudar manter a planta sempre saudável e bonita. A planta Kiwi é uma frutífera, portanto na época seu bonsai vai florescer e dar fruto como qualquer arvore da espécie. Mudas para Bonsai Kiwi O mais importante na criação de mudas para bonsai é seguir alguns critérios de reprodução assexuada. Escolher a matriz que se quer reproduzir é um passo importante, pois ela produzirá mudas fortes e de qualidade. Bonsai Hormônio Vegetal IBA Ácido Indolbutírico O uso do hormônio vegetal é fundamental para o sucesso. O IBA  Acido Indolbutírico  é o que apresenta melhores resultados, quanto maior a concentração mais sucesso, mas o mais comum é 1000 ppm (1 gL), o que apresenta melhores resultados é 3000 ppm (3 gL). Outras opções de hormônios, além do Ácido Indolbutírico, são os hormônios ANA  Ácido Naftalenoacético  e AIA  Ácido Indolacético Bonsai Fatores na Pr