Pular para o conteúdo principal

#Agrishow2018euaqui - Gestão Quais os desafios de preparar os profissionais do futuro?

Resultado de imagem para Gestão Quais os desafios de preparar os profissionais do futuro? agronegocio
Para se manter competitivo, o agronegócio brasileiro vai precisar de profissionais mais qualificados e devidamente preparados para a alta competitividade e tecnologia que precisarão conviver. Assim, preparar os profissionais do futuro e, principalmente, preparar os profissionais do campo, será requisito primordial para o sucesso de qualquer atividade relacionada ao campo.
Mas como preparar e capacitar esses profissionais do campo?

Habilidades dos profissionais do campo no futuro

O mundo está mudando muito rapidamente, assim como mudam as atividades e tecnologias ligadas ao campo. Para o professor sênior da ESALQ/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Pauloa) e presidente do Pecege (Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas), Pedro Valentim Marques, o que mudarão também serão as habilidades que permitem a sobrevivência neste mundo empresarial que será extremamente competitivo.
Em razão dessa mudança, mais do que nunca, o profissional deverá adquirir e priorizar habilidades específicas sugeridas pelo presidente do Pecege:
  • Os profissionais do campo devem ter a capacidade de gerenciar equipes e resolver conflitos;
  • Devem ter capacidade de argumentação oral e escrita, além de serem capazes de apresentar suas ideias de forma clara e concisa;
  • O espírito de liderança e de iniciativa será fundamental para o profissional do futuro, uma vez que cada um vai precisar construir seu espaço, mesmo diante da alta tecnologia;
Por fim, os novos profissionais do campo deve ser capaz de planejar, executar, cobrar e acompanhar projetos ligados à sua atividade.

Principais áreas de interesse para o futuro dos profissionais do campo

Em razão do que é apresentado para o futuro do profissional do campo, algumas áreas que antes eram colocadas como menos essenciais, se tornarão cada vez mais importantes.
Por isso, se o profissional do campo quiser ter reconhecimento, deverá construir sua carreira em áreas específicas ligadas ao agronegócio, como sugere Marques:
Cursos ligados aos Agronegócios, Gestão de Negócios e Projetos, Finanças, Marketing e até tecnologia devem estar presentes no radar do profissional do futuro”.
Além do mais, para o professor da Esalq/USP, o profissional do futuro deve conhecer muito bem sobre as ferramentas para gestão de equipes e de projetos. “Essas habilidades irão permitir acompanhar e cobrar resultados de sua equipe”, garante.

Cursos necessários para os futuros profissionais do campo 

Cursos historicamente ligados ao ambiente rural ainda serão os grandes formadores de profissionais do futuro. Assim, Agronomia, Zootecnia, Medicina Veterinária e técnico em Agropecuária são exemplos de cursos que ainda serão os maiores formadores dos profissionais do campo no futuro próximo.
Porém, tratando-se da graduação, Marques acredita também em cursos que ao lado de uma boa formação técnica de produção também fornecerão conhecimentos de economia e gestão do negócio. O professor recomenda para o profissional do campo iniciar-se pela formação técnica de produção (agronomia, zootecnia, por exemplo), mas ele sugere um algo a mais.
Mesmo estando na graduação tradicional, o profissional do futuro já deve começar a buscar conhecimento posterior numa pós-graduação (MBA ou mesmo curso Stricto Sensu), aumentando seus conhecimentos específicos”.

Mas afinal, como preparar os profissionais do futuro?

O agronegócio é uma atividade que está em constante modernização, assim como o conhecimento ligado ao campo que é bastante dinâmico. Assim Marques opina que não é mais suficiente ensinar os alunos da área sobre questões atuais, “devemos ensiná-los também a procurar as atualizações do conhecimento”.
Assim, temas como Internet das Coisas (IoT), Transgenia e Big Data (que hoje ainda estão se popularizando), serão lugar comum no agronegócio nos próximos anos. Tudo indica que conhecer mais sobre essas tecnologias será uma necessidade dos profissionais do futuro, e não mais um diferencial.
Marques sugere também que os Profissionais do campo deve ter uma base sólida de conhecimento, em que se inclui capacidade de comunicação em inglês e espanhol. “Isso irá permitir que tais profissionais possam interagir com o mundo profissional e acadêmico da área, podendo acompanhar as constantes mudanças”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os benefícios da seriguela para o organismo

Com nome científico  Spondias purpúrea , a seriguela é uma planta da família das Anacardiaceae, também conhecida como ameixa-da-espanha, cajá vermelho e ciroela. A planta normalmente não passa dos 7 m de altura e possui ramos que se desenvolvem rentes ao solo. Possui flores perfeitas que formam frutos em cachos ou isolados. Os frutos, de mesmo nome da planta, são de coloração verde, amarela ou vermelha, dependendo do estado de maturação e sua polpa tem pequena espessura ao redor de um grande caroço. Seu sabor é doce, e quando madura tem coloração amarelo opaca e leves tons de vermelho. Originária do México e da América central, a planta tem mais de 18 espécies, encontradas em pomares domésticos pelo Brasil. Muito popular no Norte e no Nordeste do país, a fruta pode ser consumida ao natural ou em forma de doces e refrescos. Sua frutificação se dá em outubro e novembro, podendo ser colhida em dezembro e janeiro. A planta se propaga facilmente por meio de sementes, sendo multiplicada

Conheça o Frango preto da cabeça aos pés, inclusive os órgãos, a carne e a pele!

Este frango é conhecido na Indonésia como o “ Lamborghini das Aves ”, é uma das raças de frango mais raras do  mundo . Exatamente por apresentar-se totalmente negro. Tudo: penas, bico, carne, ossos, pés, unhas , órgãos.  O sangue, não é preto, mas apresenta uma tonalidade vermelho bem mais escuro do que o sangue que normalmente vimos nos frangos. Os ovos também tem coloração normal bege. Na Indonésia, principalmente nas ilhas de Sumatra  e  Java ,  é conhecido como “ Ayam Cemani ”. A palavra  Ayam  significa frango em indonésio, e Cemani  traduz como “completamente preto” em javanês.  Estas aves apresentam essa coloração como resposta a um traço genérico conhecido como ‘fibromelanose’, uma hiperpigmentação genética. A espécie é a mesma dos frangos que temos aí ( Gallus gallus domesticus ), mas essa raça possui esta variação em algum gene que define sua cor negra. Mas não se anime! Devido a raridade,  adquirir  um exemplar da Ayam Cemani pode precisar que você desembolse basta

Bonsai Kiwi, cuidados como fazer e comprar

Bonsai Kiwi . O bonsai pode ser um forte aliado na decoração de ambiente, mas também uma excelente terapia. Cuidados mínimos ajudar manter a planta sempre saudável e bonita. A planta Kiwi é uma frutífera, portanto na época seu bonsai vai florescer e dar fruto como qualquer arvore da espécie. Mudas para Bonsai Kiwi O mais importante na criação de mudas para bonsai é seguir alguns critérios de reprodução assexuada. Escolher a matriz que se quer reproduzir é um passo importante, pois ela produzirá mudas fortes e de qualidade. Bonsai Hormônio Vegetal IBA Ácido Indolbutírico O uso do hormônio vegetal é fundamental para o sucesso. O IBA  Acido Indolbutírico  é o que apresenta melhores resultados, quanto maior a concentração mais sucesso, mas o mais comum é 1000 ppm (1 gL), o que apresenta melhores resultados é 3000 ppm (3 gL). Outras opções de hormônios, além do Ácido Indolbutírico, são os hormônios ANA  Ácido Naftalenoacético  e AIA  Ácido Indolacético Bonsai Fatores na Pr