Pesquisar este blog

- Rancho D'Ajuda - Como plantar alho Poró - Que Delícia de Roça! Como fazer doce de figo cristalizado - Gir leiteiro como o próprio nome diz - Como plantar Kiuí - Como plantar pimentão - 3 dicas para quem quer plantar tomate - momento de plantar - Que Delícia de Roça! Broa de fubá - Maracujá roxo é nova opção para agricultores - Que Delícia de Roça! Como fazer galinhada Rancho D'Ajuda

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Recursos humanos: a base do sucesso de uma fazenda leiteira

Recursos humanos: a base do sucesso de uma fazenda leiteira
Novos tempos, novas maneiras de trabalhar e um novo conceito para direcionar o trabalho na produção de leite: não mais gestão de pessoas, mas, sim, gestão com as pessoas
Por João Antônio dos Santos
Nas rodas de conversas de produtores de leite o assunto é variado: vacas, genética, raças, nutrição, tecnologias, manejos, silagens, custos, mercado, preços do leite, rumos do setor… Porém, raramente se ouve falar da pessoa, de quem que está na base de todo o processo, de quem põe tudo para funcionar para bons ou maus resultados. E quando se fala de pessoas, como mão de obra, se faz com um viés não raro negativo, depreciativo.
“Está na hora de mudar o rumo dessa prosa”. Com essa advertência, Sérgio Soriano, médico veterinário e gestor de pecuária da Fazenda Colorado, de Araras-SP, abriu sua palestra sobre liderança e recursos humanos dentro de uma propriedade leiteira para 1.300 produtores, no I Encontro de Empreendedores do Leite, realizado em Goiânia-GO, no mês de outubro.
Logo ao abrir sua apresentação, ele citou Aldo Bianco, especialista em desenvolvimento humano: “Você seria capaz de fazer sozinho tudo o que a equipe faz e realiza? Então as pessoas têm, de fato, muito valor. Liderança e gestão é isso: entender de gente e gerir com as pessoas os processos para gerar resultados”. Tal pensamento serviu de mote a Soriano, ao destacar que uma simples mudança de conectivo, trocando o ‘de’ por ‘com’, imprime nova dimensão a conceitos comumente utilizados quando se aborda a questão dos recursos humanos numa empresa.
Segundo ele, não se trata aqui de ‘gestão de pessoas’, prática que coloca de um lado o gestor, como um comandante, e do outro os comandados, obedecendo-o para funcionarem como uma equipe. Essa simples troca, optando-se pelo ‘com’, coloca em primeiro plano a valorização das pessoas que trabalham numa fazenda. “Na prática cotidiana da Fazenda Colorado, o conceito fundamental é compartilhar, ou seja, trocar ideias e fazer juntos para se chegar às metas determinadas”, ressalta ele.
Hoje, ele lidera uma equipe responsável pela produção média de 70 mil litros de leite por dia, sendo que no pico já chegou a 74 mil, um recorde obtido na propriedade este ano, graças ao compromisso comum de todos de elevar cada vez mais as médias de produção de um apurado rebanho de vacas Holandesas. “Por trás dos índices alcançados, está nossa determinação em valorizar e focar nas pessoas, a base do sucesso de um empreendimento, pois são elas que fazem as coisas acontecerem”, destaca, citando que a gestão com as pessoas ganha grande relevância em períodos de crise e transformações do mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TOP 10: Mais Acessadas

Arquivo do blog