
Eu adoro pêssego em calda feito em casa. Mas confesso para vocês que nunca tinha feito, me contentava comendo os pêssegos feitos pela minha mãe e minha sogra.
Aí quando voltei das férias e fui ao supermercado para reabastecer a despensa, vi uns pêssegos tão lindos, mas tão lindos que acabei comprando.
Depois de perguntar umas dicas para minha mãe, lá fui eu preparar os meus primeiros pêssegos em calda. E gente do céu, ficaram perfeitos! Abafa aí, mas ficaram ainda melhores do que os da minha mãe e da minha sogra, que fazem sempre sem medir as quantidades. Eu medi tudo e não tem erro!
Quer fazer pêssegos em calda perfeitos em casa? Tá aí a receita:
Ingredientes:
– 1,5 kg de pêssegos amarelos; (dá mais ou menos umas 10 unidades)
– 1 litro de água;
– 500g de açúcar; ( umas 2 e 3/4 xícaras – usei o copo medida para medir)
Modo de Preparo:
Lave bem os pêssegos e retire a casca. Enquanto você estiver fazendo isso, coloque as frutas já descascadas numa tigela com água para que não escureçam.
Depois, se quiser, corte os pêssegos ao meio e retire o caroço.
Mantenha as frutas descascadas e cortadas em água.
Numa panela grande, eu usei uma de inox com fundo grosso, coloque o açúcar e a água.
Leve ao fogo e mexa até dissolver todo o açúcar.
Deixe no fogo até levantar fervura.
Quando levantar fervura acrescente os pêssegos e cozinhe por uns 12 ou 15 minutos. Esse tempo pode variar um pouco conforme a chama do fogão e principalmente se os pêssegos estão mais verdes ou maduros. O ideal é ficar observando porque o ponto certo é quando você espeta o pêssego e ele está macio sem desmanchar.
Quando chegar ao ponto ou bem próximo dele, desligue o fogo e deixe esfriar.
Você pode colocar num vidro com tampa ou numa tigela bonita para servir aos convidados. Se for assim, eu prefiro colocar no refrigerador e só tirar um pouco antes de servir.
Espero que gostem.
Comentários
Postar um comentário