Pular para o conteúdo principal

7 Benefícios da Amora – Para Que Serve e Propriedades

Resultado de imagem
A fruta tropical encontrada na Asia, Africa e aqui na América não precisa de apresentações, pois é uma das frutas vermelhas mais apreciadas no mundo. Veremos a seguir os principais benefícios da amora, entendendo exatamente para que serve e quais propriedades são responsáveis pelos efeitos na saúde e boa forma.
Os vários tipos de de amora – branca, vermelha ou preta – integram os grupos de plantas do gênero Rubus ou Morus e são nativos da Asia. A fruta se adaptou em diversos locais de clima quente e cresce abundante no Brasil, sendo considerada uma planta de fácil cultivo por não demandar o uso de muitos pesticidas e agrotóxicos. Em geléias, doces ou degustada naturalmente, esta frutinha delicada é também um grande aliado da saúde.
Propriedades nutricionais da amora Porção por 100 g Energia 43 calorias Carboidratos 9,6 g Açúcar 4,9 gProteínas 1,4 g Gorduras 0,5 g Fibras 5,3 g
Os benefícios da amora vão muito além do seu sabor. Ela é composta por muitos nutrientes, vitaminas, minerais e antioxidantes, além de ter um baixo índice calórico, inferior a 450 calorias por quilo da fruta! De auxiliar na perda de peso a agente de prevenção ao câncer, a lista de motivos para consumir a fruta é longa.
7 Benefícios da Amora – Para que serve
Veja a seguir os maiores benefícios da amora e entenda as propriedades que fazem da fruta uma aliada da saúde e boa forma:
1- Melhora a pressão sanguínea
A amora é fonte de resveratrol, um antioxidante flavonóide importante para a regulação da vasoconstrição das veias sanguíneas. Ele reduz a ação do hormônio angiotensin, responsável pela elevação da pressão nos vasos, e potencializa a produção óxido nítrico, um hormônio que induz a vasodilatação. A fruta também é rica em minerais como potássio, magnésio e manganês, que são importantes para o bom funcionamento da circulação sanguínea. Isso significa que o consumo da amora pode ser um grande aliado na prevenção de enfartes cardíacos e e acidentes vasculares.
2- Reforça o sistema imunológico
A vitamina C, presente em abundancia na amora (36.4 mg / 100mg), é conhecida por sua ação protetora contra doenças infecciosas. Consumir alimentos ricos em vitamina C reforça o sistema imunológico, pois ela é um poderoso antioxidante que prende os radicais livres produzidos por nosso organismo em caso de stress provocado por inflamações, ou por produtos químicos que consumimos. A amora possui quase a mesma proporção de Vitamina C que a laranja, com a vantagem de ter menos açúcar e mais proteínas. Uma porção de amoras é suficiente para suprir a necessidade diária desta vitamina.
3- É benéfico para a visão
A retina também sofre com a ação dos radicais livres, que aceleram seu envelhecimento. Os carotenóides presentes em alguns alimentos ajudam a reduzir os danos causados, melhorando a visão. A amora é rica em zea-xanthin, um antioxidante carotenóides que se concentra naturalmente na retina e ajuda na prevenção de doenças, como a catarata.
4- Ótima fonte de ferro
O ferro presente nas amoras (1.85 mg/100mg) é essencial para a boa circulação sanguínea. Ele é o principal componente da hemoglobina, responsável por carregar o oxigênio no sangue. Encontrar grandes quantidades de ferro em frutas é algo incomum, então beneficie da amora para evitar anemias.
5- Fortalece os ossos
Juntamente com o ferro, a amora possui elementos essenciais para a regeneração de tecido ósseo. A vitamina K e o cálcio presentes na amora devem ser consumidas regularmente, em especial por adultos e idosos para a prevenção de osteoporoses e do desgaste natural dos ossos que é provocado pelo envelhecimento.
6- Ajuda na perda de peso
Além das poucas calorias, a amora é rica em vitaminas que aceleram o metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras. As vitaminas do complexo B e vitamina K são, assim, os melhores aliados de uma dieta saudável. Acrescentando que ela é rica em fibras, a amora passa ao topo da lista para o café da manha ou lanche da tarde em uma dieta de emagrecimento.
E se você é um dos sortudos de ter uma árvore de amora no jardim, saiba que além de se deliciar com estas frutas milagrosas você pode também utilizar a folha para auxiliar no emagrecimento. Isso mesmo, chá de folha de amora é um ótimo aliado na perda de peso e no funcionamento do intestino!
Um componente encontrado na folha de amora bloqueia a enzima que realiza a digestão de carboidratos. Assim, o 1-deoxynojirimycin presente no chá o ajudara a eliminar parte dos carboidratos ingeridos.
7- Combate o envelhecimento
Como já dissemos, a amora é um pacote completo de antioxidantes. Entre os principais antioxidantes presentes na amora, as vitaminas A e E devem ser destacadas por sua ação sobre os radicais livres derivados de oxigênio. O potencial destes antioxidantes em neutralizar os radicais livres é também considerado uma protenção contra o câncer, doenças neurológicas, inflamações e infecções bacterianas.
Uso milenar da amora
Estes benefícios da amora estudados pela ciência moderna são aproveitados há séculos pela medicina asiática.
Os chineses usam estas frutas, há diversas gerações, como um remédio natural: a amora é dita ser um purificador do sangue e elixir de juventude.
Além da saúde
Se esses benefícios da amora não foram o suficiente para lhe fazer correr até a feira mais próxima, saiba que a fruta também ajuda na pele e cabelo:
Os antioxidantes são conhecidos por seu potencial anti-idade, combatendo os radicais livres que envelhecem a pele. As vitaminas A e E presentes na fruta são o melhor remédio para a pele seca. As propriedades anti-UV dos carotenóides ajudam a regular a síntese de melanina que é a defesa natural da pele contra a ação do sol. Da mesma forma, ela retarda o branqueamento dos cabelos (diminuem a perda natural da melanina, provocada pelo envelhecimento).
Agora só falta escolher a melhor receita de amora e se deliciar com este fruto, que além de gostoso é muito saudável!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os benefícios da seriguela para o organismo

Com nome científico  Spondias purpúrea , a seriguela é uma planta da família das Anacardiaceae, também conhecida como ameixa-da-espanha, cajá vermelho e ciroela. A planta normalmente não passa dos 7 m de altura e possui ramos que se desenvolvem rentes ao solo. Possui flores perfeitas que formam frutos em cachos ou isolados. Os frutos, de mesmo nome da planta, são de coloração verde, amarela ou vermelha, dependendo do estado de maturação e sua polpa tem pequena espessura ao redor de um grande caroço. Seu sabor é doce, e quando madura tem coloração amarelo opaca e leves tons de vermelho. Originária do México e da América central, a planta tem mais de 18 espécies, encontradas em pomares domésticos pelo Brasil. Muito popular no Norte e no Nordeste do país, a fruta pode ser consumida ao natural ou em forma de doces e refrescos. Sua frutificação se dá em outubro e novembro, podendo ser colhida em dezembro e janeiro. A planta se propaga facilmente por meio de sementes, sendo multipli...

Criação de cabras leiteiras, atividade prazerosa e lucrativa

A  criação de cabras  é ótima oportunidade, principalmente no semi árido – a região do sertão no Brasil. A iniciativa em incentivar a  criação de cabras  é mais um incentivo governamental para que o sertão seja cada vez mais uma região produtiva, apesar da limitações. A iniviabilidade sertaneja para desenvolvimento de culturas e criação é uma mentira que deve ser vencida dia após dia e por isso se conta com sertanejos fortes e com espírito empreendedor. A  criação de cabras , pelas vantagens que apresenta, pode ser uma oportunidade para pecuaristas de outras regiões do país, é só utilizar as técnicas certas de manejo. O projeto de criação de cabras Para que o projeto encontre sucesso na  criação de cabras  é relevante o levantamento de algumas informações. Dentre elas: Levantamento da realidade  – consiste em levantar relatórios de como é a região, qual a renda dos moradores, nível de escolaridade e experiência na  criação d...

Bonsai Kiwi, cuidados como fazer e comprar

Bonsai Kiwi . O bonsai pode ser um forte aliado na decoração de ambiente, mas também uma excelente terapia. Cuidados mínimos ajudar manter a planta sempre saudável e bonita. A planta Kiwi é uma frutífera, portanto na época seu bonsai vai florescer e dar fruto como qualquer arvore da espécie. Mudas para Bonsai Kiwi O mais importante na criação de mudas para bonsai é seguir alguns critérios de reprodução assexuada. Escolher a matriz que se quer reproduzir é um passo importante, pois ela produzirá mudas fortes e de qualidade. Bonsai Hormônio Vegetal IBA Ácido Indolbutírico O uso do hormônio vegetal é fundamental para o sucesso. O IBA  Acido Indolbutírico  é o que apresenta melhores resultados, quanto maior a concentração mais sucesso, mas o mais comum é 1000 ppm (1 gL), o que apresenta melhores resultados é 3000 ppm (3 gL). Outras opções de hormônios, além do Ácido Indolbutírico, são os hormônios ANA  Ácido Naftalenoacético  e AIA  Ácido Indolacétic...