Pular para o conteúdo principal

6 dúvidas sobre o plantio de manga

hortifruti-manga (Foto: Ernesto de Souza/Editora Globo)
1) Fungos na mangueira: Em 20 anos de plantio, a mangueira nunca frutificou. O que ainda posso fazer para nascer frutos?
Wilson Duarte Rizzo, de São Paulo (SP)
Apesar de os frutos não terem vingado, a mangueira deve ter registrado florescimentos nos 20 anos de plantio. Porém, se a fruteira floresce mas as mangas não se desenvolvem, a causa mais comum é de interrupção da ocorrência de frutos novos por uma grande incidência de doenças fúngicas na florada. Se plantada em lugar sombreado, a mangueira está ainda mais propícia a contrair enfermidades. Recomenda-se trocar a variedade substituindo a copa por outra menos suscetível a moléstias nas flores. A sugestão é de plantar uma rosinha ou mesmo uma tommy atkins. Se a muda for enxertada, a fruteira deverá produzir logo no primeiro ano após o plantio.
2) Falta de frutos: Solicito informações sobre a manga palmer, pois tenho um pé com sete anos e 3 metros de altura que nunca deu sequer uma fruta.
Neuza Larsen Franco de Moraes, de Francisco Morato (SP)
Selecionada na Flórida, nos Estados Unidos, a cultivar palmer de mangueira chegou aqui na década de 60 por meio do Instituto Agronômico de Campinas (IAC). Devido às suas excepcionais qualidades agronômicas, como alta produtividade, e pelo sabor e aspecto atrativo do fruto, a manga palmer tornou-se uma cultivar dominante. Ao lado da cultivar tommy atkins, é a mais plantada pelos mangicultores no país. Se a mangueira nunca deu uma fruta, mas floresceu, a improdutividade foi causada por alguma doença na florada, com destaque para o oídio e a antracnose, que ocorrem especialmente em locais com alta umidade do ar. De outro lado, se a fruteira não floresceu, é possível que tenha sido plantada a partir de semente e ainda venha a produzir flores. Neste caso, não se trata da palmer, cultivar que tem de ser multiplicada por enxertia. Quando plantada por semente, ela segrega e dá origem a outra variedade que tem um longo período juvenil, com duração que pode chegar a sete anos, sem florescer.
3) Folhas queimadas: Como tratar de três pés de manga espada e dois de manga rosa que ficam com parte das folhas verdes queimadas?
Edson Dias, de Timbaúba (PE)
A queima de parte das folhas verdes das mangueiras é sintoma de excesso de salinidade no solo em que está instalado o plantio das fruteiras. Os sais originam-se durante o processo de formação do solo ou, então, são trazidos por movimentos de água subterrânea, água de irrigação, ou mesmo por adubação excessiva ou muito localizada (fertirrigação). Trata-se de um problema que ocorre em regiões semiáridas, como o Nordeste brasileiro, e é de difícil solução. Em Israel, onde a área rural apresenta ambiente com características semelhantes, só foi possível cultivar mangueiras devido ao uso do 13-1, porta-enxerto que é tolerante à salinidade e alcalinidade do solo. Faça também uma drenagem para controlar o excesso de salinidade local por meio de abertura de uma valeta, com profundidade mínima de 1,5 metro, circundando as árvores frutíferas.
4) Manchas pretas:  Qual remédio posso aplicar em meus pés de manga, cujos frutos nascem manchados?
Maria da Guia de Oliveira Felix, de Rio de Janeiro (RJ)
Causadora de manchas pretas em mangas, a antracnose é a principal doença fúngica que ataca a planta da espécie. Também é verificada a presença da enfermidade em folhas e flores, que caem ao chão após ficarem escuras na florada. A antracnose ocorre principalmente em locais onde é alta a umidade relativa do ar. Por isso, ela inviabiliza o cultivo de mangueira em regiões de clima frio e úmido. Entre as cultivares de mangueiras mais suscetíveis à antracnose estão haden, bourbon e espada vermelha. A alfa, por sua vez, é umas da que apresentam boa resistência à doença. Utilize fungicidas para pulverizar a planta, método de controle mais recomendado. A aplicação deve ser adotada em épocas de florada, quando há maior sensibilidade à antracnose, e no período dos frutos novos até atingirem o tamanho de uma bola de gude.
5) Mangueira Palmer: É comum o pé de manga palmer com cinco anos de idade ainda não ter produzido um fruto sequer? Quais são as dicas para a mangueira obter uma produção sadia?
Vanusa da Silva Santos, de Macaé (RJ)
A mangueira quando plantada de semente pode levar de dois a sete anos para florescer e produzir frutos. Se reproduzida por enxertia, no entanto, pode frutificar ainda no próprio viveiro de mudas. Assim, se aos cinco anos a mangueira ainda não produziu, então ela foi plantada de semente. Como a palmer é uma mangueira de um único embrião na semente, trata-se de uma fruteira filha dela que vai dar outra variedade. No caso da palmer, é preciso que ela seja reproduzida por enxertia, gerando muda que produz logo no primeiro ano. Para obter uma produção sadia, também é necessário evitar as doenças fúngicas, especialmente oídio e antracnose que afetam as flores e frutos, com uso preventivo de fungicidas. Em regiões de clima úmido, o controle é mais difícil porque a umidade favorece o desenvolvimento das enfermidades. Ao contrário, em locais de clima quente e seco a mangueira, em geral, produz frutos sadios sem necessidade de aplicação defensivos contra fungos.
6) Doença fúngica: Em menos de 15 dias, caíram todas as folhas, um tipo de serragem foi expelido e secaram os galhos e o tronco de cerca de 2 metros de diâmetro, levando à morte o frondoso pé de manga espada de 300 anos que havia no quintal da minha casa. O que pode ter eliminado a fruteira: praga ou veneno?
Murilo Ferreira de Melo, de Rio de Janeiro (RJ)
A mangueira espada tricentenária foi eliminada pela seca-da-mangueira, doença causada por um fungo de solo do gênero Ceratocystis. A praga inicia a infecção pelo sistema radicular da planta, bloqueando a circulação da seiva e favorecendo a infestação de coleobrocas, besourinhos que invadem ramos e tronco e produzem a serragem. Sob o ataque, a árvore acaba murchando e secando. A enfermidade progride lentamente, mas passa despercebida. Quando é notada, a morte está próxima e vem rápida. Podem morrer mangueiras de qualquer idade, tanto jovens quanto centenárias. Como o fungo é de solo, o local está infectado. Assim, a probabilidade é muito grande de morrer se for instalada ali uma nova mangueira com porta enxerto suscetível. Recomenda-se o uso de porta enxerto IAC 104 Dura ou Manila (Carabao), que é resistente ao fungo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os benefícios da seriguela para o organismo

Com nome científico  Spondias purpúrea , a seriguela é uma planta da família das Anacardiaceae, também conhecida como ameixa-da-espanha, cajá vermelho e ciroela. A planta normalmente não passa dos 7 m de altura e possui ramos que se desenvolvem rentes ao solo. Possui flores perfeitas que formam frutos em cachos ou isolados. Os frutos, de mesmo nome da planta, são de coloração verde, amarela ou vermelha, dependendo do estado de maturação e sua polpa tem pequena espessura ao redor de um grande caroço. Seu sabor é doce, e quando madura tem coloração amarelo opaca e leves tons de vermelho. Originária do México e da América central, a planta tem mais de 18 espécies, encontradas em pomares domésticos pelo Brasil. Muito popular no Norte e no Nordeste do país, a fruta pode ser consumida ao natural ou em forma de doces e refrescos. Sua frutificação se dá em outubro e novembro, podendo ser colhida em dezembro e janeiro. A planta se propaga facilmente por meio de sementes, sendo multiplicada

Conheça o Frango preto da cabeça aos pés, inclusive os órgãos, a carne e a pele!

Este frango é conhecido na Indonésia como o “ Lamborghini das Aves ”, é uma das raças de frango mais raras do  mundo . Exatamente por apresentar-se totalmente negro. Tudo: penas, bico, carne, ossos, pés, unhas , órgãos.  O sangue, não é preto, mas apresenta uma tonalidade vermelho bem mais escuro do que o sangue que normalmente vimos nos frangos. Os ovos também tem coloração normal bege. Na Indonésia, principalmente nas ilhas de Sumatra  e  Java ,  é conhecido como “ Ayam Cemani ”. A palavra  Ayam  significa frango em indonésio, e Cemani  traduz como “completamente preto” em javanês.  Estas aves apresentam essa coloração como resposta a um traço genérico conhecido como ‘fibromelanose’, uma hiperpigmentação genética. A espécie é a mesma dos frangos que temos aí ( Gallus gallus domesticus ), mas essa raça possui esta variação em algum gene que define sua cor negra. Mas não se anime! Devido a raridade,  adquirir  um exemplar da Ayam Cemani pode precisar que você desembolse basta

Bonsai Kiwi, cuidados como fazer e comprar

Bonsai Kiwi . O bonsai pode ser um forte aliado na decoração de ambiente, mas também uma excelente terapia. Cuidados mínimos ajudar manter a planta sempre saudável e bonita. A planta Kiwi é uma frutífera, portanto na época seu bonsai vai florescer e dar fruto como qualquer arvore da espécie. Mudas para Bonsai Kiwi O mais importante na criação de mudas para bonsai é seguir alguns critérios de reprodução assexuada. Escolher a matriz que se quer reproduzir é um passo importante, pois ela produzirá mudas fortes e de qualidade. Bonsai Hormônio Vegetal IBA Ácido Indolbutírico O uso do hormônio vegetal é fundamental para o sucesso. O IBA  Acido Indolbutírico  é o que apresenta melhores resultados, quanto maior a concentração mais sucesso, mas o mais comum é 1000 ppm (1 gL), o que apresenta melhores resultados é 3000 ppm (3 gL). Outras opções de hormônios, além do Ácido Indolbutírico, são os hormônios ANA  Ácido Naftalenoacético  e AIA  Ácido Indolacético Bonsai Fatores na Pr