Pular para o conteúdo principal

Como cultivar abóboras

Resultado de imagem para Como cultivar abóboras

abóbora é um vegetal muito fácil de cultivar, com o qual pode fazer uma grande quantidade de pratos e sobremesas. Da mesma forma, existem muitas variedades de abóbora, de várias cores (laranjas, verdes, listradas...) e formas (redondas, alongadas, etc.), mas na hora de as plantar o processo a seguir é o mesmo para todas. A plantação da abóbora é feita no início da primavera, podendo-se atrasar um pouco caso hajam geadas e frio que as prejudicam. O terreno ótimo para cultivar abóboras deve ser solarengo e que mantenha a umidade. No entanto, é necessário uma extensão considerável de terra, uma vez que se desenvolvemhorizontalmente. Para que o possa fazer você mesmo, em umComo.com.br explicamos-lhe passo a passo como cultivar abóboras.

Instruções:
1
Em primeiro lugar, deve escolher se quer plantar sementes ou então utilizar plântulas(plantas embrião) para acelerar o processo e adiantar a colheita. Se optar por esta segunda opção, plante as plântulas numa sementeira protegida, e depois das geadas do inverno pode transplantá-las quando já estiverem um pouco mais crescidas. O momento ideal de transplante das plântulas será quando estas tiverem duas ou três folhas.

Fonte: mundoverde.com.br
2
Em terra seca, o terreno deve ser preparado com um arado ou enxada e com tempo suficiente para que se armazene a água das chuvas. Posteriormente deve deixar o terreno plano e livre das ervas daninhas.
3
Deve plantar a abóbora no início da primavera, mas caso o tempo esteja um pouco frio e se houverem geadas, pode atrasar o cultivo das abóboras por mais uns dias, até que o tempo melhore.
4
Se plantar diretamente sobre a terra, introduza apenas duas ou três sementes em cada buraco, porque a maior parte germinará e caso tenha demasiadas não terão espaço suficiente e força para crescerem e dar fruto. No entanto, deve deixar uma distância mínima de um metro entre cada buraco de sementes, para lhes dar espaço suficiente uma vez que crescem horizontalmente.

Fonte: saudelar.com
5
Geralmente se a plantação foi feita depois de uma rega ou chuva não volte a regar mais, até que formem o primeiro fruto. Devemos evitar que a planta da abóbora fique sem água, regando-a regularmente, controlando a umidade adequada, mas tendo também atenção para não a alagar, porque poderá apodrecer.
6
O tempo que decorre desde a plantação até à colheita da abóbora costuma ser, dependendo de algumas zonas, de uns quatro meses, pouco antes das geadas do inverno. Quando as abóboras estão maduras apresentam uma cor laranja brilhante, com uma casca dura. Para além disso, as suas hastes começam a secar e a murchar.
7
Existem outros vegetais que pode cultivar na sua horta, como pimentosberinjelas eervilhas. Consulte os nossos artigos e saiba como o fazer.
8
Se deseja ler mais artigo parecidos a Como cultivar abóboras , recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.
Conselhos
  • Se pretende conservar as abóboras durante um longo período de tempo, corte-as com a haste ou inclusivamente com um pedaço do caule.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça o Frango preto da cabeça aos pés, inclusive os órgãos, a carne e a pele!

Este frango é conhecido na Indonésia como o “ Lamborghini das Aves ”, é uma das raças de frango mais raras do  mundo . Exatamente por apresentar-se totalmente negro. Tudo: penas, bico, carne, ossos, pés, unhas , órgãos.  O sangue, não é preto, mas apresenta uma tonalidade vermelho bem mais escuro do que o sangue que normalmente vimos nos frangos. Os ovos também tem coloração normal bege. Na Indonésia, principalmente nas ilhas de Sumatra  e  Java ,  é conhecido como “ Ayam Cemani ”. A palavra  Ayam  significa frango em indonésio, e Cemani  traduz como “completamente preto” em javanês.  Estas aves apresentam essa coloração como resposta a um traço genérico conhecido como ‘fibromelanose’, uma hiperpigmentação genética. A espécie é a mesma dos frangos que temos aí ( Gallus gallus domesticus ), mas essa raça possui esta variação em algum gene que define sua cor negra. Mas não se anime! Devido a raridade,  adquirir  um exemplar da Ayam Cemani pode precisar que você desembolse basta

Os benefícios da seriguela para o organismo

Com nome científico  Spondias purpúrea , a seriguela é uma planta da família das Anacardiaceae, também conhecida como ameixa-da-espanha, cajá vermelho e ciroela. A planta normalmente não passa dos 7 m de altura e possui ramos que se desenvolvem rentes ao solo. Possui flores perfeitas que formam frutos em cachos ou isolados. Os frutos, de mesmo nome da planta, são de coloração verde, amarela ou vermelha, dependendo do estado de maturação e sua polpa tem pequena espessura ao redor de um grande caroço. Seu sabor é doce, e quando madura tem coloração amarelo opaca e leves tons de vermelho. Originária do México e da América central, a planta tem mais de 18 espécies, encontradas em pomares domésticos pelo Brasil. Muito popular no Norte e no Nordeste do país, a fruta pode ser consumida ao natural ou em forma de doces e refrescos. Sua frutificação se dá em outubro e novembro, podendo ser colhida em dezembro e janeiro. A planta se propaga facilmente por meio de sementes, sendo multiplicada

Bonsai Kiwi, cuidados como fazer e comprar

Bonsai Kiwi . O bonsai pode ser um forte aliado na decoração de ambiente, mas também uma excelente terapia. Cuidados mínimos ajudar manter a planta sempre saudável e bonita. A planta Kiwi é uma frutífera, portanto na época seu bonsai vai florescer e dar fruto como qualquer arvore da espécie. Mudas para Bonsai Kiwi O mais importante na criação de mudas para bonsai é seguir alguns critérios de reprodução assexuada. Escolher a matriz que se quer reproduzir é um passo importante, pois ela produzirá mudas fortes e de qualidade. Bonsai Hormônio Vegetal IBA Ácido Indolbutírico O uso do hormônio vegetal é fundamental para o sucesso. O IBA  Acido Indolbutírico  é o que apresenta melhores resultados, quanto maior a concentração mais sucesso, mas o mais comum é 1000 ppm (1 gL), o que apresenta melhores resultados é 3000 ppm (3 gL). Outras opções de hormônios, além do Ácido Indolbutírico, são os hormônios ANA  Ácido Naftalenoacético  e AIA  Ácido Indolacético Bonsai Fatores na Pr