Pular para o conteúdo principal

10 passos para você criar a sua horta



Imagem Rancho D'Ajuda

Ter uma horta está em voga. Mas o que precisa para ter uma no seu quintal ou jardim? Primeiro que tudo espaço e vontade. Depois, começar com calma e pouco a pouco.
Conheça os 10 passos para criar a sua horta. Esta é uma excelente época do ano para o fazer, pois grande parte das hortícolas são plantadas ou semeadas agora para consumir no final da primavera ou no verão.
Imagem Rancho D'Ajuda
A arquiteta paisagista Teresa Chambel e a engenheira Ana Carvalho dizem-lhe tudo o que deve fazer para escolher o local, preparar o terreno e iniciar as sementeiras e as plantações. Existem pormenores e opções que podem fazer toda a diferença e até comprometer algumas das suas culturas, pelo que uma informação sustentada e rigorosa é fundamental durante todo o processo.
1. Escolha do local
A maior parte das hortícolas gostam de bastantes horas de exposição solar (5 a 6 horas por dia), embora existam algumas menos exigentes. As melhores exposições solares para as hortas, sejam estas em jardim, terraço, varanda ou pátio são Nascente e Poente (sol de manhã ou de tarde alternado). A exposição Poente é de todas a melhor, pois tem mais horas de sol no verão. Se o seu espaço tiver uma exposição norte ou for totalmente ensombrado é muito difícil fazer vingar a grande maioria das hortícolas, aromáticas e até pequenos frutos.
Imagem Rancho D'Ajuda
Mas há algumas opções como os rabanetes, algumas couves, acelgas, manjericão, espinafre, 
erva-cidreira e rúcula que não se importam de estar à sombra e no eerão até agradecem. Se o seu espaço for virado a sul, cuidado com as regas no verão. Com sol, pode plantar quase tudo, principalmente tomate, pimento, alface, abóboras, piripiri, cebolinho, alho francês, cenouras, favas, ervilhas, curgete, cebolas, alhos, entre outras.
2. Desenho e delimitação do espaço
Não é preciso grande espaço para cultivar hortícolas. Uma horta com 5, 10 ou 20 m2 já dá para produzir muito. Por uma questão de facilidade de manutenção e organização deve delimitar a zona da horta, quer seja com ripas de madeira, pedra, tijolo, etc. Não se esqueça de deixar espaço para circulação.
Imagem Rancho D'Ajuda
Também pode optar por colocar uma pequena sebe de aromáticas perenes em toda a volta (o que é importante em termos de biodiversidade e de luta biológica). Gosto especialmente de utilizar tomilho, alfazema, santolina, alecrim rasteiro, tagetes, malmequeres e chagas. Mesmo que não faça o limite da horta com estas plantações reserve uma zona para elas.
3. Divisão em parcelas
Divida a horta em quatro parcelas para ir fazendo as rotações que são essenciais à boa gestão da horta por mais pequena que esta seja.
4. Reserve uma zona para as sementeiras
Muitas vezes fazem-se as sementeiras em tabuleiros ou vasos (pois é mais simples ) mas se tem espaço pode reservar um canteiro (sobrelevado ou não para as suas sementeiras). Semeie em linhas e coloque uma etiqueta com a data de sementeira e a espécie.
5. Preparação do solo/substrato
As hortícolas, dadas as suas características (crescimento rápido, múltiplas colheitas), necessitam de muita matéria orgânica que lhes deve ser adicionada pelo menos uma ou duas vezes por ano, de preferência composto produzido por si. Uma boa mistura para cultivar hortícolas pode ser constituída por matéria orgânica/húmus de minhoca (1/3) + areia (1/3) + composto de plantação (1/3) da sua compostagem ou de compra. Existem no mercado excelentes compostos de plantação agrícolas biológicos que já vêm fertilizados, poupam trabalho e dão uma maior garantia de sucesso.
O pH do solo para cultivar a maior parte das hortícolas deve ser muito próximo do neutro. Se o seu solo é pobre e duro cave-o e adicione matéria orgânica (húmus ou estrume) e alguns sacos de substrato hortícola (pelo menos nos 10- 20 cm superficiais) incorporando. Faça ainda uma adubação (à razão de 50 g/m2). Pode fazer a lanço à mão, mas tenha o cuidado de pesar a quantidade total de adubo para não exagerar. Se tem 10 m2 de horta coloque no máximo 500 g. Se optar por colocar um substrato agrícola fertilizado não necessita de fertilização extra.
6. Definição do local da compostagem
Por mais pequena que seja a horta o compostor é essencial, porque há sempre folhagem, ramos, e os restos dos legumes, cascas, entre outros, da cozinha que passam a ter um fim mais ecológico. Pode comprar ou construir o seu compostor. Se construir, tenha em atenção que este deve no mínimo ter uma capacidade de 0.5 m3 (500 l) para conseguir armazenar o composto de todo o ano.
7. Ponto de água/sistema de rega
Se tem uma horta maior do que 6 ou 7 m2 justifica montar um sistema de rega gota a gota. No verão, as hortícolas têm de ser regadas todos os dias e nos picos de calor às vezes duas vezes, o que justifica o investimento. Se não tiver rega automática tem de ter um ponto de água e uma mangueira que assegure a rega de toda a horta.
8. Ferramentas básicas para a sua horta
Para ter uma horta mesmo que com uma pequena dimensão, tem de ter algumas ferramentas básicas, caso contrário as suas tarefas serão bastante dificultadas. A lista seguinte é apenas exemplificativa:
- Enxada grande e/ou pequena (para cavar)
- Ancinho (pentear e conchegar após sementeira)
- Sachola (para mondar)
- Pá larga para transplantar
- Pá de plantar
- Tesoura de poda
- Faca de colheita
– Regador de jato fino ou chuveiro
Materiais necessários
Esta é a lista de ferramentas imprescindíveis:
- Cesto para colheita
- Balde
- Carrinho de mão (indispensável para transportar os materiais, plantas e substratos se a horta for grande)
- Adubo orgânico
- Substrato
9. O que plantar e como?
Escolha as suas plantações seguindo critérios práticos:
- O que gosta
- O que consome
- O que se adapta às condições e dimensão do seu espaço
- Não se esqueça da importância das flores e das aromáticas para o equilíbrio da sua horta
Semeie e plante tendo em atenção que quando vai semear, por exemplo, favas ou ervilhas não as deve semear todas no mesmo dia, senão vai ter a colheita toda concentrada na mesma altura. Divida as suas favas e ervilhas em 3 ou 4 talhões e dê pelo menos duas semanas de intervalo entre os lotes que semeia ou planta. Esta estratégia serve para todas as hortícolas que cultivar: alfaces, rúcula, espinafres, abóboras, entre outras. Faça um escalonamento pelo menos quinzenal.
10. Cultivar a sua horta em modo de agricultura biológica
Para poder cultivar e planear a sua horta em modo de agricultura biológica, há uma série de conceitos que tem de conhecer e saber aplicar, pois só dessa forma poderá decidir corretamente o que plantar, onde, como e porquê. São conceitos simples, essenciais e fáceis de perceber:
- Compostagem (referida anteriormente)
- Consociações
- Rotações
Imagens Rancho D'Ajuda ranchodajuda.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os benefícios da seriguela para o organismo

Com nome científico  Spondias purpúrea , a seriguela é uma planta da família das Anacardiaceae, também conhecida como ameixa-da-espanha, cajá vermelho e ciroela. A planta normalmente não passa dos 7 m de altura e possui ramos que se desenvolvem rentes ao solo. Possui flores perfeitas que formam frutos em cachos ou isolados. Os frutos, de mesmo nome da planta, são de coloração verde, amarela ou vermelha, dependendo do estado de maturação e sua polpa tem pequena espessura ao redor de um grande caroço. Seu sabor é doce, e quando madura tem coloração amarelo opaca e leves tons de vermelho. Originária do México e da América central, a planta tem mais de 18 espécies, encontradas em pomares domésticos pelo Brasil. Muito popular no Norte e no Nordeste do país, a fruta pode ser consumida ao natural ou em forma de doces e refrescos. Sua frutificação se dá em outubro e novembro, podendo ser colhida em dezembro e janeiro. A planta se propaga facilmente por meio de sementes, sendo multiplicada

Conheça o Frango preto da cabeça aos pés, inclusive os órgãos, a carne e a pele!

Este frango é conhecido na Indonésia como o “ Lamborghini das Aves ”, é uma das raças de frango mais raras do  mundo . Exatamente por apresentar-se totalmente negro. Tudo: penas, bico, carne, ossos, pés, unhas , órgãos.  O sangue, não é preto, mas apresenta uma tonalidade vermelho bem mais escuro do que o sangue que normalmente vimos nos frangos. Os ovos também tem coloração normal bege. Na Indonésia, principalmente nas ilhas de Sumatra  e  Java ,  é conhecido como “ Ayam Cemani ”. A palavra  Ayam  significa frango em indonésio, e Cemani  traduz como “completamente preto” em javanês.  Estas aves apresentam essa coloração como resposta a um traço genérico conhecido como ‘fibromelanose’, uma hiperpigmentação genética. A espécie é a mesma dos frangos que temos aí ( Gallus gallus domesticus ), mas essa raça possui esta variação em algum gene que define sua cor negra. Mas não se anime! Devido a raridade,  adquirir  um exemplar da Ayam Cemani pode precisar que você desembolse basta

Bonsai Kiwi, cuidados como fazer e comprar

Bonsai Kiwi . O bonsai pode ser um forte aliado na decoração de ambiente, mas também uma excelente terapia. Cuidados mínimos ajudar manter a planta sempre saudável e bonita. A planta Kiwi é uma frutífera, portanto na época seu bonsai vai florescer e dar fruto como qualquer arvore da espécie. Mudas para Bonsai Kiwi O mais importante na criação de mudas para bonsai é seguir alguns critérios de reprodução assexuada. Escolher a matriz que se quer reproduzir é um passo importante, pois ela produzirá mudas fortes e de qualidade. Bonsai Hormônio Vegetal IBA Ácido Indolbutírico O uso do hormônio vegetal é fundamental para o sucesso. O IBA  Acido Indolbutírico  é o que apresenta melhores resultados, quanto maior a concentração mais sucesso, mas o mais comum é 1000 ppm (1 gL), o que apresenta melhores resultados é 3000 ppm (3 gL). Outras opções de hormônios, além do Ácido Indolbutírico, são os hormônios ANA  Ácido Naftalenoacético  e AIA  Ácido Indolacético Bonsai Fatores na Pr